Madri aprova lei que proíbe a exploração de animais selvagens em circos


A partir de Abril desse ano, não haverá mais animais selvagens nos circos de Madri!

Em 2017, o governo de Manuela Carmena teve a iniciativa de proibir shows de circo “com a exibição de animais selvagens”.

A medida foi votada por uma grande maioria do conselho da cidade em nome da “defesa dos direitos históricos dos animais”.

Com a aprovação da junta da capital espanhola foi regulamentada uma modificação na legislação de 2001 que permitia atração animal em circo. Essa alteração tem a finalidade de “defender os animais das muitas horas de punição”, do estresse e do sofrimento durante o treinamento e performance.

Na realidade, foram necessários mais de dois anos para desenrolar essa proibição, que teve sua definição em Março de 2019.

Na ocasião, a luz verde para a proibição de animais em circo se deu em sessão plenária com sua aprovação com os votos dos Madrid, PSOE e CS e com o voto contrário do PP.

Em decorrência dessa aprovação, daqui a 3 meses, a cidade espanhola deverá abolir oficialmente as atrações de circo com animais selvagens e silvestres.

Atualmente, nove comunidades autônomas e quase 200 municípios espanhóis têm portarias para proibir animais selvagens em apresentações circenses, o mesmo acontece em cidades como Barcelona e Valência.

A primeira comunidade que vetou circos com animais na sua totalidade, ou com espécies selvagens foi a Catalunha em 2015, seguida pelas Ilhas Baleares, La Rioja, Galiza, Múrcia, Comunidade Valenciana, Aragão, Extremadura e Astúrias.

Muitas pessoas estão finalmente percebendo o fato de que, por trás do circo, há histórias de exploração e maus-tratos, por isso:

Esse fato se deve à evidente crueldade que esses animais sofrem, pois, são importados ilegalmente, mantidos em gaiolas montadas em concreto e submetidos a treinamento intenso e violento.

https://www.facebook.com/essereanimali/videos/1135417796477231/?v=1135417796477231

Ursos, elefantes, tigres e outros animais se tornam autômatos, condicionados com métodos brutais, sendo obrigados a colocar em riscos suas próprias vidas, como por exemplo pular sobre o fogo na base da coação da chicotada!

Ainda bem que estão surgindo ações que vão na contramão dessa perversidade, como:

Circo com animal é sinônimo de crueldade e sofrimento animal, por isso boicotemos a fim de parar essa brutalidade e estupidez, de uma vez por todas!

Talvez te interesse ler também:

Tráfico de animais: se há quem vende, há quem compre. Combata esse sofrimento

Rinha internacional de pitbulls desmantelada. Animais maltratados, mortos e comidos

Respeitar os animais é fundamental para a nossa saúde




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...