Após 29 anos trancada, o emocionante vídeo da chimpanzé livre


Após passar quase 29 anos trancada em uma jaula, a chimpanzé Vanilla finalmente teve a oportunidade de ver o céu pela primeira vez, e sua reação foi verdadeiramente comovente.

©Divulgação/Youtube

©Divulgação/Youtube

Vanilla passou seus primeiros anos de vida em um laboratório de pesquisa biomédica em Nova York, onde os chimpanzés eram comumente mantidos em jaulas no chão, semelhantes a gaiolas de pássaros, com dimensões de 5x5x7. Em 1995, ela foi uma das trinta chimpanzés enviadas para o Wildlife Waystation, onde se juntou a um pequeno grupo familiar.

Em 2019, o Wildlife Waystation fechou, o que resultou na necessidade de realocar quase 480 animais, incluindo 42 chimpanzés. Vanilla foi uma das últimas sete a serem realocadas. Sua família e ela viajaram para a Flórida em um avião da FedEx, graças ao programa FedEx Cares.

Foi necessário o esforço de muitas pessoas dedicadas para tornar possível a mudança de Vanilla e sua família para a Flórida.

Após passar pelo período de quarentena, um processo pelo qual todos os novos chimpanzés do Save the Chimps passam, Vanilla e sua família está sendo introduzida a um dos maiores grupos familiares do santuário. Lá, os animas têm 1 hectare para explorar e a liberdade de escolher onde e como passar seus dias.

Em um vídeo emocionante compartilhado pelos cuidadores, Vanilla é vista saindo da jaula, olhando ao redor com curiosidade e sendo acompanhada por uma sua irmã. Ela expressa amor e felicidade em um abraço caloroso e, em seguida, com olhos extasiados, levanta a cabeça para admirar o novo horizonte.

Graças à associação Save The Chimps, o maior abrigo privado para chimpanzés do mundo, Vanilla foi libertada e se maravilhou com a vida. Tentando traduzir sua emoção em palavras, lê-se no site da associação:

“Na minha primeira vez ao ar livre, fiquei maravilhada com o céu aberto, uma visão que nunca tinha presenciado em minha vida, já que meus antigos lares eram gaiolas. Gosto de explorar a ilha, relaxar e cuidar da higiene com minha família”.

O vídeo viralizou e emocionou milhões de pessoas, desafiando a ideia de que os animais não possuem emoções. Comentários de espectadores destacaram a alegria e a felicidade expressas por Vanilla, agradecendo pelo trabalho árduo da equipe envolvida em sua libertação. Essa emocionante história inspira esperança e destaca a importância de proporcionar uma vida digna e livre para os animais.

Assista Vanilla maravilhada ao ver o céu aberto pela primeira vez:

Foram quase 29 anos de reclusão,pois Vanila nasceu em 22 de julho de 1994. Esse ano vai ter festa! Chimpanzés podem viver até 60 anos em ambiente protegido. Vida longa e livre para você, Vanilla.

Clique aqui se quiser fazer uma doação para que essa ONG mantenha sua missão. Aqui para ver as oportunidades de trabalho e voluntariado com ela. E aqui para adotar um chimpanzé.

Talvez te interesse ler também:

Fascinante! Chimpanzés usam insetos para tratar feridas

Revoltante: Visitantes de zoológico que jogam cigarro para Chimpanzés fumarem

Indignação pelo assassinato de 3 chimpanzés em fuga de um zoo

Dois chimpanzés poderão ter direitos humanos reconhecidos

Chimpanzés selvagens adoram álcool: bebem usando folhas

Félicette: a triste história da gata lançada no espaço




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...