COMO PLANTAR BAUNILHA – Uma Orquídea de cheiro maravilhoso!


Baunilha, aquela que se usa para aromatizar bebidas, bolos e pães, cremes e perfumes deliciosos vem de um tipo de orquídea, as Vanilla sp. Na verdade as baunilhas são as vagens dos seus frutos, recheadas de uma massa intensamente aromática.

Dentre as especiarias, a baunilha é uma das mais caras, fica atrás apenas do açafrão da Índia.

Existem orquídeas em todos os biomas pelo mundo – não são plantas de exclusividade das matas tropicais úmidas, também não são plantas exclusivamente epífitas (que vivem penduradas de outras) e sequer são só de clima quente.

Tem orquídea até na Sibéria, imagine só.

Mas as baunilhas de cheiro são das mais antigas, 120 milhões de anos e cerca de 100 espécies:; todas Vanilla sp.

No Brasil, há uma grande variedade dessas, inclusive com endemismo regional e todas, mais ou menos, são bem cheirosas.

  • Vanilla angustipetala (Brasil – São Paulo)
  • Vanilla bahiana (Brasil – Bahia)
  • Vanilla bradei (Brasil – São Paulo)
  • Vanilla carinata (Brasil)
  • Vanilla cristagalli (Norte do Brasil)
  • Vanilla denticulata (Brasil)
  • Vanilla dietschiana (Brasil)
  • Vanilla dubia (Brasil – Minas Gerais)
  • Vanilla dugesii (Brasil)
  • Vanilla edwallii (do Brasil à Argentina)
  • Vanilla gardneri (Brasil)
  • Vanilla lindmaniana (Brasil – Mato Grosso)
  • Vanilla organensis (Brasil – Rio de Janeiro)
  • Vanilla parvifolia (do Sul do Brasil ao Paraguai)
  • Vanilla purusara (Brasil)
  • Vanilla ribeiroi (Brasil – Mato Grosso)
  • Vanilla schwackeana (Brasil – Minas Gerais)
  • Vanilla trigonocarpa (da Costa Rica ao Norte do Brasil)
  • Vanilla uncinata (Norte do Brasil).

Mas de todas as baunilhas existentes, somente 4 cultivares têm boa produtividade e nome no mercado. Os cultivares comercializáveis são resultado de hibridizações e seleções com as espécies Vanilla planifolia, V. tahitiensis, V. odorata e V. pompona. Leia aqui em detalhes.

E também temos a Vanilla edwallii, nativa do nosso país (mas não só) que também começa a alcançar algum nome comercial.

Fora da questão mercadológica, saiba que no cerrado brasileiro já são conhecidas (mas, não ainda catalogadas) mais de 30 espécies de baunilha do cerrado.

QUER PLANTAR SUA BAUNILHA?

Mas, como nosso objetivo não é ensinar você a fazer um cultivo comercial de baunilha então, claro, a recomendação básica é que você tenha em sua casa uma, ou mais, das plantas que são bem adaptadas ao seu clima (mais seco, mais úmido, mais frio, mais quente) pois, a baunilha é planta de sombreado, umas não florescem se não há um longo período de sequia, suas sementes são pouco viáveis, geralmente, e para reproduzí-las o melhor é você ter estacas com 30 a 100 cm de comprimento, saudáveis.

Para se ter uma planta de baunilha é preciso ter espaço, sombreado, para que ela possa crescer. As baunilhas vão se esticando, lançando ramos por donde possam se apoiar, e chegam a atingir os 20 ou 30 metros de comprimento.

Estas são orquídeas cujas raízes devem estar na terra – são terrestres porém, adoram uma subida como boas trepadeiras.As folhagens das baunilhas varia bastante, podendo ser mais escuras, mais claras, mais redondas, mais pontudas, mais duras, mais frágeis, assim como as flores que são grandes, em geral e com cores que vão do amarelo ao verde.

Você poderá até ter sua baunilha dentro de casa, sem grandes dificuldades mas, não se esqueça que a polinização delas é feita por insetos diversos então se esses faltarem, faça-a a troca de material genético, gentilmente, à mão, com a ajuda de um pincel fino ou cotonete.

COMO PLANTAR BAUNILHA EM 7 PASSOS

  1. Escolha a espécie que seja mais adaptada ao clima específico da sua casa
  2. Se for plantar no jardim, escolha um lugar sombreado e faça uma pérgola, caramanchão ou estrutura para amarrar a sua baunilha. Você também a poderá plantar junto de uma árvore, ou muro, mas em todos os casos, deverá orientar para que lado pretende que a planta se estique.
  3. Consiga ramas, estacas, da baunilha que quer plantar – mais compridas são melhores pois possuem mais gemas reprodutivas – enterre uma parte na terra (diretamente ou em vaso) e deixando de 1 a 3 nós sob o solo para enraizar. Retire as folhas desta parte da rama.
  4. A parte da rama que ficar sobre a terra deverá estar com algumas folhas saudáveis e quanto maior for esta mais rapidamente sua baunilheira florescerá
  5. O enraizamento das ramas demora entre 4 a 6 semanas
  6. A planta florescerá após o 2º ano de plantio e até o 4º ano somente.
  7. As raízes da baunilha são bem superficiais, tenha cuidado com elas ao limpar em volta para retirar outras plantas concorrentes.

AS VAGENS DA BAUNILHA

A planta em si, como toda planta, tem sua beleza mas, o verdadeiro charme da baunilheira está nas suas vagens frutíferas. É aí que se esconde o ouro, o aroma e o sabor da baunilha.

A colheita das vagens acontece de 6 a 9 meses após a floração. Para serem usadas, as vagens terão que passar por um processo de maturação que pode ser por secagem ao sol ou cozimento em água a 65ºC. Mas esta parte, como maturar e usar as vagens da baunilha a gente conversa em outro artigo mais direcionado.

POR QUE AS BAUNILHAS CUSTAM TÃO CARO?

Porque é uma raridade mesmo, demora uns 5 anos todo o processo de produção da especiaria.

Assista ao vídeo:

Talvez te interesse ler também:

ORQUÍDEAS – 14 DAS MAIS BELAS VARIEDADES

O PERFUME IDEAL PARA CADA AMBIENTE DA CASA

ORQUÍDEAS – COMO CULTIVÁ-LAS DENTRO DE CASA OU NO JARDIM (VIDEO)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...