Fascinante! Chimpanzés usam insetos para tratar feridas


É surreal a inteligência dos chimpanzés. Confira esta descoberta do mundo animal:

Chimpanzés selvagens da África equatorial usam insetos como medicamento para tratar feridas abertas deles mesmos e uns dos outros.

A descoberta foi feita quando um grupo do Projeto Chimpanzé Ozouga observava uma comunidade desses animais no Parque Nacional Loango, no Gabão.

Remédio natural

Em uma pesquisa de campo de um projeto de estudos com chimpanzés, a equipe do estudo flagrou uma chimpanzé adulta chamada Suzee, olhando para um corte no pé de seu filho pequeno, Sia, e aplicando insetos à ferida aberta.

Foi em uma dessas pesquisas de campo que a então voluntária do projeto, Alessandra Mascaro, notou o uso de insetos como remédio. Ela relata:

“Em 2019, eu estava seguindo uma chimpanzé fêmea chamada Suzee e observei enquanto ela cuidava do pé machucado de seu filho adolescente, Sia. Percebi que parecia ter algo entre os lábios dela que, em seguida, aplicou no ferimento no pé de Sia”.

O principal foco da pesquisa, liderada pelo primatologista Tobias Deschner e pela bióloga cognitiva Simone Pika, é entender as relações sociais entre os animais.

A equipe passou anos documentando as

  • atividades de caça;
  • uso de ferramentas;
  • habilidades de comunicação;
  • capacidade cognitiva;
  • relações sociais;
  • e interações

entre grupos dos 45 espécimes de chimpanzés centrais que vivem no Parque Nacional de Loango, Gabão, uma espécie ameaçada de extinção.

Eles também viram chimpanzés feridos sendo tratados da mesma maneira por um ou vários outros macacos.

Tratamento com insetos

As feridas, às vezes grandes, podem ter origem de brigas entre membros da mesma família ou entre diferentes grupos de chimpanzés.

O que é interessante sobre este fato é que eles tratam não apenas a si mesmos, mas também ajudam os outros.

E, de acordo com a pesquisa publicada na revista Current Biology, eles ficam felizes ao serem cuidados.

Fascinante!

Uma semana depois do acontecimento com Suzee, a estudante de doutorado Lara Southern observou um macho adulto, Freddy, fazendo exatamente a mesma coisa que Suzee fez com Sia. Mas, dessa vez, o chimpanzé tratou a si próprio.

Os pesquisadores não conseguiram identificar qual inseto foi usado nas feridas, mas acreditam que seja um inseto voador, dado o movimento rápido dos chimpanzés para pegá-lo.

Aves, ursos, elefantes e outros animais já foram vistos se automedicando para curar feridas ou doenças, por exemplo, comendo plantas.

O surpreendente, é que, especialmente, os chimpanzés, são capazes de agir em benefício de outros indivíduos, o que raramente é visto em não-humanos.

Comportamentos pró-sociais

Para os especialistas, é uma grande demonstração de que os primatas são capazes de desenvolver os chamados comportamentos pró-sociais.

A bióloga Pika comenta:

“Para mim, interessada nas habilidades cognitivas dos chimpanzés, foi particularmente impressionante testemunhar que os indivíduos não apenas tratam as suas próprias feridas, mas também as de outros indivíduos não aparentados.

Tais exemplos de comportamentos pró-sociais claros raramente são observados em espécies não humanas, mas essas observações agora também podem convencer os céticos”.

Após décadas de pesquisa em chimpanzés selvagens, eles ainda nos surpreendem com novos comportamentos inesperados.

O estudo mostra que ainda há muito a explorar e descobrir sobre nossos parentes vivos mais próximos e, portanto, precisamos nos esforçar ainda mais para protegê-los em seu habitat natural.

Talvez te interesse ler também:

Fêmea se torna líder de 677 macacos depois de derrubar macho alfa 

Revoltante: Visitantes de zoológico que jogam cigarro para Chimpanzés fumarem

Chimpanzé não tem direitos humanos, decide Tribunal em Nova Iorque 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...