Fêmea se torna líder de 677 macacos depois de derrubar macho alfa


Aconteceu no Japão, país notoriamente de cultura machista. Yakei, uma macaca fêmea de 9 anos, tornou-se líder da macacada depois de destronar um macho alfa chamado Sanchu.

Yakei, a fêmea da espécie macaco-de-cara-vermelha (Macaca fuscata) destronou o macho alfa do seu bando e se tornou líder de 677 macacos.

O raríssimo evento aconteceu no Japão, na ilha de Kyushu, onde vive uma populosa colônia de macacos na Reserva Natural de Takasakiyama, perto de Oita.

A macaca liderou a tomada de posse, por assim dizer, e se tornou a primeira líder fêmea de seu bando. Yakei também passou a apresentar comportamentos típicos dos machos, surpreendendo os cientistas que estudam o incrível e pioneiro evento entre os primatas, pois é a primeira vez que uma fêmea alfa é observada liderando o grupo desde que a reserva foi estabelecida há 70 anos.

Dominante, a ascensão de Yakei ao poder começou há algum tempo quando ela passou a demonstrar sua agressividade em relação aos demais exemplares de seu bando.

Contam os cientistas que, depois de lutar contra sua mãe, Yakei enfrentou quatro machos do alto escalão do bando.

Os macacos-de-cara-vermelha vivem em sociedades com hierarquias claras e rígidas. Geralmente as fêmeas adquirem o posto abaixo das fêmeas mães e os machos lutam entre si para alcançarem os postos mais altos da sociedade. Evidentemente Yakei não gostou do lugar no qual fora colocada, e lutou para mudar seu status primeiramente derrubando sua própria mãe na hierarquia, para depois passar por cima dos machos.

O último obstáculo foi o macho alfa Sanchu de 31 anos, que vinha dominando o bando por 5 anos.

Como os cientistas entenderam a dinâmica do poder

Para provar que Yakei havia realmente destronado Sanchu, os cientistas submeteram o bando ao “teste do amendoim”.

O teste consiste em entregar comida aos macacos e observar qual deles seria servido primeiro. Sanchu deu um passo para o lado e Yakei foi a primeira a pegar o alimento, provando ter de fato destronado o macho dominante.

“Desde então, Yakei vem subindo em árvores e sacudindo-as, uma expressão de poder e um comportamento muito raro em mulheres”, disse o Dr. Satoshi Kimoto, guia de Takasakiyama, ao The Guardian.

Yakei é a rainha macaca japonesa

Esperamos que essa história de empoderamento feminino sirva de exemplo e inspiração para todos os países do mundo de cultura machista.

Talvez te interesse ler também:

Descoberta de mulher pré-histórica caçadora derruba mito do masculino forte

Ecofeminismo: conceito ganha força na pandemia. Um mundo melhor é possível

O feminismo aristocrático para combater os privilégios dos homens nobres

Religiões representadas por Divindades Femininas e o Culto às Deusas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...