Indignação pelo assassinato de 3 chimpanzés em fuga de um zoo


Um trágico fato ocorreu com 3 chimpanzés que viviam confinados em um zoológico na Suécia. Ao tentarem fugir do local, os animais foram assassinados por franco-atiradores.

Ninguém sabe como eles conseguiram sair do zoológico. Os responsáveis pela instalação justificaram a matança desses primatas como algo necessário, por considerarem os animais soltos um perigo para as pessoas.

Saiba mais sobre essa tragédia.

Sofrimento sem fim

Este é mais um dos tantos episódios de crueldade que se somam à triste realidade dos animais confinados em zoológicos.

Eles vivem uma existência de sofrimento, pois são capturados de seus habitats naturais, enjaulados e explorados para servirem de atração para quem paga por esse tipo de entretenimento. E quando instintivamente buscam pela liberdade, são assassinados.

Esta tragédia animal ocorreu quando 5 chimpanzés fugiram do zoológico Furuviksparken, na Suécia, na tarde de quarta-feira, 14. Três deles foram mortos a tiros.

Segundo informações do Jornal sueco Syre, primeiro fugiram 3 chimpanzés e depois mais 2. Todos foram perseguidos por atiradores e 3 chimpanzés foram alvejados a tiros. Um 4º ficou ferido e o 5º fugitivo voltou sozinho para o local de onde havia tentado fugir.

Conforme noticiado pelo jornal italiano La Stampa, a chefe do zoológico, Annika Troselius, disse inicialmente que os animais foram mortos porque não haviam tranquilizantes suficientes para todos.

Tal declaração depois foi alterada por um comunicado de imprensa deste zoológico, dizendo que o anestésico não foi usado porque precisaria ficar muito perto do animal e esperar 10 minutos para fazer efeito. Assim, optaram por sacrificar os chimpanzés para evitar riscos à segurança das pessoas.

Para Marie Persson, há 30 anos gerente de primatas do zoológico, os animais poderiam ter sido salvos se tivessem sido sedados, ao invés de serem baleados.

Dada a gravidade do incidente, o zoológico informou que iniciará uma investigação para entender como se deu esta tragédia, até para evitar que ocorra novamente.

Inquérito Policial

A polícia apresentou um Boletim de Ocorrência de violação da Lei de Bem-Estar Animal e realizou várias diligências de investigação, incluindo interrogatório de funcionários do zoológico para apurar os fatos.

Indignação

O incidente provocou revolta e indignação das pessoas, que se manifestaram questionando as ações do zoológico.

Centenas de internautas escreveram comentários de indignação na página do zoológico, no Facebook.

A organização defensora dos animais, Animal Rights, representada na Suécia pela entidade Djurens Rätt, enviou uma carta ao proprietário do zoológico de Furuvik, Parks and Resorts, pedindo uma reunião e enfatizando que a manutenção de primatas em cativeiro precisa ser descontinuada.

A tragédia se repete

Infelizmente, a Suécia não é a única a ser cenário deste tipo de tragédia, pois há alguns anos, 8 filhotes de leão de um zoológico foram mortos porque o manejo seria difícil e os custos muito altos.

Também tem o caso das 3 girafas importadas da África para servirem de atração no Bioparque do Rio, que ao tentarem fugir foram mortas.

A inteligência dos chimpanzés

Grande parte da indignação das pessoas com este triste acontecimento se deve ao fato que os chimpanzés são muito inteligentes, sensíveis e em alguns aspectos vivem de forma parecida com os humanos. Por exemplo:

  • Comunicam-se entre si
  • Vivem em comunidade
  • Sentem afeto
  • Se apaixonam
  • Se unem e têm filhos
  • Tem temperamento individual, gostos e preferências
  • Sentem gratidão

Enfim, ele tem senciência:

Defensora dos animais expressa sua indignação

A ativista e defensora dos animais, Luisa Mell, emite sua indignação nesta postagem feita no seu Instagram;

Crueldades dos zoológicos

É oportuno lembrar que quem frequenta zoológico acaba sendo conivente com a exploração dos animais. Por isso, para evitar este tipo de exploração e crueldade é preciso parar de ver este tipo de entretenimento como algo normal e inofensivo.

Fontes:

Vejas mais fatos relacionados aos zoológicos, em:

Apelo de um zoológico: precisamos de fundos senão alguns animais servirão de alimento a outros

Fechar os zoológicos no mundo inteiro é um sonho e a Costa Rica é a pioneira

Liberdade para os golfinhos nos zoológicos da Alemanha

Leões doentes e desnutridos correm o risco de morrer trancados no pior zoológico do mundo: a petição para salvá-los

Revoltante: Visitantes de zoológico que jogam cigarro para Chimpanzés fumarem

Macaca tenta escapar do zoológico quebrando o vidro com uma pedra

Inaugurado há quase 150 anos, zoológico de Buenos Aires é fechado

Libere Lulu, a tartaruga-verde presa em cativeiro há 82 anos

Rinoceronte-branco mais velho do mundo morre aos 54 anos em um zoológico na Itália

Isso não é uma zebra! O zoo egípcio que pintou um burro de preto e branco




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...