Chimpanzés selvagens adoram álcool: bebem usando folhas


Chimpanzés bebem álcool, usando as folhas como instrumentos de recolha do vinho da palma. Assim descobriu um grupo de pesquisadores, liderados pelo Dr. Kimberley Hockings, que publicou a descoberta na revista da Royal Society Open Science.

Até hoje, o consumo habitual e voluntário de etanol tinha sido documentado oficialmente apenas por humanos. Mas chimpanzés  selvagens em Bossou, na República da Guiné, África Ocidental, adoram o vinho de palma, uma bebida que é obtida a partir da fermentação natural da seiva da palma, graças às leveduras presentes no ar.

A fermentação geralmente termina em cerca de duas horas, transformando a seiva da palma em um verdadeiro vinho aromático e doce, com um teor alcoólico de cerca de 4%. E para beber do vinho, os símios usam uma técnica primária: bebem da folha como se esta fosse um copo.

O “copo” é mergulhado na seiva fermentada, onde é embebido de vinho, para em seguida ser recuperado e levado à boca.

O álcool parece ser apreciado por indivíduos de todas as idades e sexo. E alguns chimpanzés consomem grandes quantidades dele.

“Nós estimamos que alguns indivíduos tenham consumido cerca de 85ml de álcool – explica Kimberley – e demonstraram sinais comportamentais de intoxicação, incluindo sonolência logo depois beber”

Depois dessa, poderíamos dizer que nosso gosto pelo álcool seria uma coisa atávica? Parece realmente que sim!

Leia também: Os animais também usam remédios naturais e se automedicam




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...