3 de Outubro, Dia Nacional das Abelhas. Salve a Rainha dos Polinizadores


A abelha é considerada o ser vivo mais importante da Terra. Dada a sua importância, existe o Dia Mundial da Abelha, comemorado desde 2018 todo dia 20 de maio. E existe também no Brasil, o Dia Nacional das Abelhas, comemorado hoje, 3 de outubro.

O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017. A data é uma homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 20 de maio de 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna. Segundo a ONU, a “data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável”.

Interessante a data ser uma homenagem a um apicultor pois, a apicultura é um tema controverso: para a maioria dos veganos a exploração das abelhas não é admissível, enquanto para muitos ambientalistas a apicultura ajuda na conservação desses insetos polinizadores, bem como da biodiversidade.

Leia mais: 

Não se sabe como e de onde surgiu o Dia Nacional das Abelhas em nosso país, nem o porquê da data escolhida ser hoje. Mas, como nunca é demais falar sobre a importância das abelhas, acolhemos a data como uma ocasião para divulgarmos a sua importância para a vida na Terra.

A importância das abelhas

Estima-se que 75% das culturas alimentares de todo o mundo dependam, pelo menos em parte, de polinizadores para produção, rendimento e qualidade das colheitas de frutos e sementes para consumo humano.

Para a FAO (Food and Agriculture Organization):

  • Três em cada quatro culturas em todo o mundo produzindo frutas ou sementes
    para uso humano como alimento dependem, pelo menos em parte, de polinizadores.
  • Melhorar a densidade e a diversidade de polinizadores aumenta o rendimento das culturas – os polinizadores afetam 35% das terras agrícolas globais, apoiando a produção de 87 das principais culturas alimentares em todo o mundo.
  • Os produtos alimentares dependentes dos polinizadores contribuem para uma alimentação mais saudável.
  • Salvaguardar as abelhas protege a biodiversidade: a grande maioria dos polinizadores é selvagem, incluindo mais de 20.000 espécies de abelhas.

Destas vinte mil espécies de abelhas já descritas no mundo, só no Brasil já foram identificadas mais de mil espécies.

Entre os polinizadores, as abelhas são consideradas os mais importantes e mais eficientes porque respondem pela polinização dos vegetais que fornecem 90% dos alimentos do mundo. Além disso, produzem mel que pode ser utilizado como alimento, medicamento e em cosméticos, além da cera, empregada também em medicamentos, cosméticos e em outros produtos:

Polinizadores em risco

O declínio dos polinizadores, causado sobretudo pelo uso dos agrotóxicos, é um dado de fato bastante conhecido.

Apicultores do mundo todo relatam perdas entre 30 e 50% em suas populações de abelhas. Em algumas regiões acredita-se que as abelhas já nem existam mais. No estado de São Paulo, cerca de 20 mil colônias de abelhas foram perdidas entre 2008 e 2010.

O desaparecimento das abelhas coloca em risco todo o papel ambiental que elas desempenham na natureza, na biodiversidade, e coloca a vida na Terra em risco.

Salve a rainha!

Sendo o polinizador mais importante de todos, é preciso salvar a nossa rainha abelha do perigo da extinção ou declínio.

A primeira coisa a se fazer é considerar a agricultura sustentável como a melhor opção para reduzir o risco de os polinizadores desaparecem. A agricultura sustentável, ao contrário das monoculturas, ajuda a diversificar a paisagem agrícola e coloca em prática processos ecológicos para a produção de alimentos. Isso significa respeitar o meio ambiente e a biodiversidade reduzindo ou eliminando o uso de pesticidas, evitando contaminação da água e do solo.

É preciso fomentar e apoiar o pequeno produtor rural. Como? Comprando deles, sempre que possível.

Outro fator importante é conhecer as abelhas e nunca matá-las por medo de ferroadas, nem destruir seus enxames:

Ademais, seja um consumidor consciente. Se quiser comprar mel, compre de produtores locais, que produzam mel e outros produtos de abelha de maneira sustentável e respeitosa com o meio ambiente.

Você também podem cultivar plantas que atraem abelhas e, quanto maior a diversidade delas, melhor: plante várias espécies nativas que floresçam em diferentes estações, assim, você irá favorecer a existência das abelhas o ano todo.

Evite o uso de pesticidas, herbicidas e outros produtos para matar pragas do teu jardim, pois estes venenos também matam os polinizadores.

Nunca é demais comemorar a existência deste pequeno grande ser que é a abelha. Compartilhe!

Feliz 3 de outubro para você!

Fontes:

  1. Governo do Estado de São Paulo
  2. fao.org

Talvez te interesse ler também:

Abelha: símbolo de fertilidade, riqueza e muito mais. Todos os significados

Estudo mostra que abelhas podem levar gerações para se recuperar da exposição a inseticidas

Cemitérios de abelhas em plena Amazônia: desmatamento e agrotóxico assassinos

A Vida das Abelhas: vídeo inédito mostra como os pesticidas mudam o comportamento delas

Campânulas atraem abelhas, repelem caracóis: como plantar e cuidar

Erva nada daninha: a dente-de-leão é ótima fonte de alimento para abelhas e outros polinizadores




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...