Brasil é contra reduzir consumo de carne por causa da mudança climática

Brasil é contra reduzir consumo de carne por causa da mudança climática

A realização da COP-26, na cidade escocesa de Glasgow, está sendo precedida por um amplo debate entre as nações participantes. O evento é promovido pela ONU e ocorre a partir de 31 de outubro de 2021.

Os debates prévios à preparação da COP-26

A preparação dos temas a serem apresentados na COP-26 conta com amplas discussões pelos países que participarão do encontro.

O fórum de debates e apresentações de proposituras foram conduzidos no sexto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, que faz parte do conjunto de documentos de referência da COP-26 para a discussão das mudanças climáticas.

Brasil contra a redução do consumo de carne

O Brasil se posiciona contra redução de produção e consumo de carne, o que foi sugerido no documento como forma de reduzir o aquecimento global, visto que como todos sabem, o desmatamento está atrelado à pecuária pois derrubam árvores para dar lugar a pastos, além da questão da emissão do gás metano pelos animais.

Para mitigar o aquecimento global, tentando manter o aumento das temperaturas abaixo dos 1,5, máximo 2°C, é preciso incrementar modelos de alimentação mais naturais, com uso de produtos de origem vegetal em substituição às proteínas animais.

O Brasil discorda dessa redução por defender que a pecuária tem sido integrada a práticas de conservação do solo e, equivocadamente, sustenta que o consumo de proteína animal traz nutrientes importantes ao organismo, não sendo substituído facilmente.

A posição do Brasil como grande produtor mundial de proteína animal é a de não ceder nesse ponto na COP-26, tendo ainda o apoio de outros produtores do continente como Argentina e Uruguai.

A BBC teve acesso exclusivo a mais de 32 mil comentários e críticas que governos, empresas e outras instituições fizeram ao relatório do IPCC. Leia aqui a reportagem completa.

Talvez te interesse ler também:

O sofrimento dos animais explorados pela indústria do leite

Carne sintética de frango e de pato é realidade em andamento

Carne cultivada de laboratório: carne do futuro? Como é feita?

Leonardo DiCaprio investe na carne de laboratório em prol do ambiente e dos animais

Onça-pintada no frigorífico: a chocante campanha do Greenpeace contra o desmatamento 

Por um mundo melhor: festival Path Amazônia terá mais de 70 horas de conteúdo online em prol do meio ambiente

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *