Cultivar em água do mar: a solução para combater fome e escassez de água doce


A água doce é um ouro azul pois representa apenas 2% de toda a água da Terra, sendo que a maior parte está aprisionada nas geleiras. Estando escassa ou altamente contaminada em muitos lugares, o que fazer para continuar a plantar alimentos?

A água doce é o principal ingrediente na agricultura e a alimentação é fundamental para a manutenção da vida. Como conseguiremos alimentar uma população que tende a ultrapassar os 8 bilhões nos próximos anos, segundo as mais recentes projeções?

Acredita-se  produção de alimentos precise aumentar em 70% nos próximos 30 anos, de acordo com este estudo.

Pensando na solução para esse problema, uma fazenda escocesa está usando o Oceano Atlântico para cultivar alimentos, com a colaboração da startup Seawater Solutionsque transforma terras sub-utilizadas em ecossistemas de zonas úmidas para produção de alimentos e resiliência climática.

“Pegamos esta terra, sejam terras agrícolas degradadas ou terras afetadas por inundações, e então construímos um ecossistema de pântano artificial onde ao mesmo tempo podemos cultivar alimentos”, disse Yanik Nyberg, fundador da Seawater Solutions, à Euronews Green.

Agricultura biossalina

Algumas culturas, as chamadas halófitas, crescem em águas salgadas como nos semi-desertos e nas praias.

As plantas halófitas podem ser consumidas como alimentos:

  • como a Salicornia europaea (também conhecida por Salicórnia, Sal Verde ou Espargo do Mar),
  • e a Erva-Sal  (Tripolium pannonicum)

Mas também podem ser usadas como matéria-prima para cosméticos, biocombustíveis e forragem para animais.

E tem mais. As salinas absorvem 30 vezes mais carbono do que as florestas tropicais, assim, os agricultores que adotam esses ecossistemas artificiais poderiam vender créditos de carbono.

Na Holanda, uma empresa chamada Salt Farm Foundation vem provando que culturas ‘convencionais’ como batatas e repolhos também podem crescer em agricultura biossalina. A empresa usa água salobra em sua Fazenda Texel, no Mar do Norte.

A agricultura biossalina é uma tecnologia que pode ampliar áreas de cultivo no sertão semiárido do Brasil por exemplo, sendo uma solução para a escassez de água causada pela seca. Não é a água ideal mas é uma água possível, basta entender quais culturas podem tolerar o sal.

Quais plantas gostam de água salgada?

A Salt Farm Foundation montou 16 campos em sete países do Mar do Norte para testar a tolerância ao sal de várias culturas. Os pesquisadores descobriram que certas variedades de batata, repolho, tomate, cenoura, beterraba e morango têm alta tolerância ao sal. A água salobra também foi considerada adequada para irrigar aveia, cevada e cebola.

Com vistas à mudança climática que cada vez mais parece real, cientistas buscam soluções para enfrentar as secas, o calor, as inundações, etc. Como água doce é vida e é rara, dessanilizar a água do mar e aprender a cultivar em água salgada, ou salobra (misturada), pode ser uma salvação para o nosso futuro.

Talvez te interesse ler também: 

Crise hídrica: dessalinizar a água do Rio de Janeiro

Falta d’água? Conheça o dessalinizador paraibano de baixo custo 

Vermes saltadores invasores ameaçam desastre ambiental na Califórnia

Heracleum mantegazzianum: planta tóxica e invasiva que pode provocar amputação e cegueira

Mineração sustentável? Será que é possível? 

“Planta-pênis” em risco de extinção porque turistas arrancam do pé para fazer foto




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...