Vermes saltadores invasores ameaçam desastre ambiental na Califórnia


Os vermes estão por todos os cantos.

E existem várias formas deles que são impressionantes e inacreditáveis.

Assim como os vermes invasores saltadores que estão tomando conta da Califórnia.

Os cientistas estão alertando sobre uma espécie de verme invasora (nativa da Ásia), que pode saltar 30 cm, e está se espalhando nos Estados Unidos.

Segundo os especialistas, a Califórnia está correndo o risco de um desastre ambiental devido à disseminação desses seres.

Vermes saltadores asiáticos

O verme saltador asiático (Amynthas agrestis), também conhecido como

  • minhoca-cobra-louca;
  • saltador-do-Alabama;
  • verme-louco
  • e contorcionista de Jersey,

é um tipo de minhoca nativa do Japão e da Península Coreana, que chegou à América do Norte com plantas importadas.

O Amynthas agrestis foi visto pela primeira vez nos EUA em 2013 em Wisconsin e depois em toda a região da Nova Inglaterra.

São anelídeos pertencentes à família Megascolecidae, minhocas “exóticas” de até vinte centímetros de comprimento que vivem naturalmente no Japão e na Península Coreana.

Características

Esses vermes podem crescer até oito polegadas de comprimento e são caracteristicamente marcados por uma faixa branca leitosa a cinza clara conhecida como clitelo em torno de seu corpo escuro.

São seres que se reproduzem em massa e constantemente produzem casulos na superfície do solo. Eles comem os restos de folhas caídas que atingem a camada superior do solo, alteram a estrutura a química do solo drasticamente, deixando um solo granulado distinto, danificando o habitat, facilitando também a disseminação de espécies de plantas invasoras.

São considerados invasores porque não evoluíram nos EUA, se reproduzem rápido e representam uma ameaça às outras espécies e ao ecossistema.

Ameaça ao ecossistema

Como vivem no subsolo, também podem se espalhar de um ambiente para outro através da cobertura morta do solo e da transferência de plantas em vaso.

O composto também pode ser um risco para o meio ambiente, não só pelo deslocamento direto dos vermes adultos, mas também de seus ovos, que são muito mais difíceis de encontrar.

Devido a um mundo cada vez mais globalizado e às mudanças climáticas, as espécies exóticas representam um dos maiores desafios para a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas nativos.

Mac Callaham, pesquisador de serviços florestais especializado em solos, explica:

O solo é a base da vida – e os vermes saltadores asiáticos o mudam. Na verdade, as minhocas podem ter impactos tão grandes que são capazes de reprojetar os ecossistemas ao seu redor.

Se esses vermes não se espalhassem pelas florestas e áreas naturais, não seriam um problema tão grande. Mas, infelizmente, eles simplesmente não vão ficar onde você os colocou. A melhor maneira de prevenir futuras invasões é evitar a movimentação de minhocas”.

Comércio de plantas

Devido ao comércio de plantas, o Amintas começou a aparecer nos Estados Unidos, especialmente no sul.

Há algumas décadas, eles vêm se espalhando massivamente nos habitats naturais, onde podem causar danos muito graves.

Como observado em um documento do Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia (CDFA), se eles conquistassem florestas e outros habitats, correriam o risco de um impacto devastador nos ecossistemas.

Na Califórnia, esses vermes foram vistos pela primeira vez em julho de 2021 por um entomologista do CDFA e, posteriormente, confirmados por meio de sequenciamento de DNA.

Esses vermes já se espalharam para 34 estados da América.

Um Aviso do CDFA relatou:

“Essas minhocas são extremamente ativas, agressivas e têm apetites vorazes. Fiel ao seu nome, elas saltam e se debatem imediatamente quando são manuseadas, comportando-se mais como uma cobra ameaçada do que um verme, às vezes até quebrando e soltando o rabo quando capturadas”.

As autoridades estão pedindo às pessoas, se encontrarem a espécie, que tirem fotos desses vermes e entrem em contato com o centro de zoonose local.

Talvez te interesse ler também:

14 Remédios Caseiros ÓTIMOS para tratar Vermes 

Invasor e venenoso: esse peixe foi visto em Noronha pela 2ª vez em 8 dias

As incríveis baratas-d’água gigantes super predadoras: comem de tudo, até serpentes 

Fonte foto: soil geology 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...