Heracleum mantegazzianum: planta tóxica e invasiva que pode provocar amputação e cegueira


Heracleum mantegazzianum é o nome científico desta planta herbácea conhecida no exterior como hogweed. É importante saber reconhecê-la uma vez que causa lesões muito graves na pele quando tocadas.

Vira e mexe aparecem casos de pessoas que tiveram sérias lesões na pele ao entrar em contato com essa planta. Em 2019 diversos veículos ingleses e americanos – como The Sun, Herald Times Reporter e Newsweek – publicaram matérias sobre casos envolvendo a apelidada “planta mais perigosa do Reino Unido“. Mas, afinal, por que é tão temida e capaz de causar tantos danos?

A Heracleum mantegazzianum faz parte da família Apiaceae e pode passar de dois metros de altura. Apresenta folhas de grandes dimensões e ricas em espinhos. Trata-se de uma planta invasiva, originária do Cáucaso, que foi levada para a Europa para fins ornamentais e comerciais.

Como reporta a BBC no vídeo abaixo, a planta tem alto valor nutricional e pode servir de comida ao gado, mas por causa dos danos que causa aos humanos, virou um problema até porque a fácil  dispersão de suas sementes faz com que ela seja muito difícil de ser erradicada.

Na Itália, é conhecida como Panace di Mantegazza e está presente em diversas regiões do país, espalhando-se ao longo de cursos de água, prados e locais não cultivados. Sua periculosidade faz com que, periodicamente, haja campanhas pela sua eliminação.

Como é possível removê-la

heracleum mantegazzianum 2

A Heracleum mantegazzianum nunca deve ser tocada. Sua eliminação deve ser feita com equipamentos de proteção adequados e a sua remoção envolve atenção redobrada, principalmente em parques e jardins frequentados por crianças.

Ela requer tantos cuidados que alguns recomendam queimá-la para depois removê-la, ou entregá-la aos serviços de incineração de resíduos.

Se a planta for avistada, o conselho é relatar sua presença junto aos órgãos municipais competentes.

Mas quais são os riscos, afinal?

heracleum mantegazzianum 3

Trata-se de uma planta perigosa para a pele e para os olhos. Após o contato com as plantas, seguido de exposição à radiação solar direta ou raios UV, surgem graves inflamação na pele e a área fica repleta de bolhas. Dessa lesão, podem resultar cicatrizes para o resto da vida. O contato da seiva da planta com os olhos pode causar cegueira temporária ou até mesmo permanente.

Tais reações se devem à presença – nas folhas, flores, sementes, tronco e raiz – de compostos tóxicos capaz de penetrar no núcleo das células epiteliais e de se ligarem ao DNA, matando-as.

O que fazer em caso de contato?

Se você morar ou estiver de férias na Europa, Austrália ou Estados Unidos e se esbarrar com uma dessas pelo caminho, deve tomar algumas providências.

A primeira é lavar a pele com água e sabão e evitar a exposição ao sol por alguns dias ou até semanas. Além disso, é aconselhável consultar um médico imediatamente. Mesmo na dúvida se o contato foi mesmo com elas, vá a um Pronto Socorro.

Nunca toque nas plantas

Se você encontrar a Heracleum mantegazzianum, ou se achar que está diante de uma planta potencialmente perigosa, não toque nela. Se puder, tire uma foto para sinalizar sua presença e permitir que os especialistas a reconheçam. Em seguida, entre em contato com a Prefeitura.

Não precisa ter ódio da planta, simplesmente respeite pois cada um tem seu papel na biodiversidade da Terra. Ademais, na natureza nunca se toca, principalmente se não conhecer o que está tocando.

Talvez te interesse ler também:

10 PLANTAS TÓXICAS QUE O BRASILEIRO TEM EM CASA

PLANTAS TÓXICAS PERIGOSAS PARA NOSSOS PET’S

ASSACU, HURA CREPITANS, É ALTAMENTE TÓXICA! CONHEÇA USOS E BENEFÍCIOS

Fonte foto: wikipedia




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...