Assacu, Hura crepitans, é altamente tóxica! Conheça usos e benefícios


A espécie Hura crepitans é conhecida popularmente como assacu, açacu, areeiro ou guaçacu. É uma planta originária das Américas, facilmente encontrada na América do Sul, devido sua grande adaptabilidade em regiões tropicais, é classificada na família botânica Euphorbiaceae. Trata-se de uma família riquíssima com muitas espécies com importância medicinal e farmacológica como a aveloz (Euphorbia tirucali) e a erva-de-santa-luzia (Euphorbia hirta).

Devido à esta grande diversidade torna-se dificultosa a boa identificação botânica das espécies desta família, pois podem ser muito parecidas bem como muito discrepantes umas das outras. No entanto a espécie que estudaremos é facilmente identificada na natureza devido ao seu porte, pode atingir até 60 metros de altura, a coloração parda de seu caule, bem como a apresentação de espinhos por toda a extensão do tronco, é uma árvore que não brinca em serviço, não permite a proximidade nem de macacos!

{index}

Características do vegetal

Espécie arbórea, com presença de flores de tons avermelhados e com separação de sexo, como assim? Bom, dentro do reino vegetal é muito comum as flores serem bissexuadas, isto é, apresentarem os dois órgãos sexuais na mesma estrutura floral, no entanto, na Hura crepitans ocorrem flores somente com órgão masculino e outras flores com órgãos femininos, por este motivo ela, a flor, recebe o nome de monóica, do grego, apenas um sexo.

A característica mais marcante para a identificação são:

  • os espinhos espalhados pelo tronco,
  • a grande quantidade de seiva que ela libera ao ser cortada
  • e seu fruto, que é bem parecido com uma mini abóbora!

Outra característica bem legal da espécie é que quando o fruto amadurece, ele simplesmente explode!

Por este motivo também é conhecida como árvore-dinamite, as sementes podem alcançar 100 metros de distância, o que garante seu sucesso adaptativo.

Propriedades medicinais

Muitas espécies da família Euphorbiaceae são medicinais, todavia a maioria esmagadora é altamente tóxica! Isso mesmo, tendem a ser muitíssimo perigosas no uso.

O látex expelido pela espécie:

  • causa conjuntivite e dor,
  • irritação na pele,
  • se ingerido causa vômito e diarreia,
  • além de inflamação de toda mucosa,
  • também é usado por ribeirinhos jogando na água para imobilizar peixes.

Uma dose de 6g de látex para uma pessoa de 50 kg é fatal, índios Ipurinãs utilizam o líquido em suas flechas para envenená-las.

Um estudo científico encabeçado por Filomena Brondani e cols. afirma que o látex (seiva) de Hura crepitans possui excelente atividade carrapaticida contra a espécie Boophilus microplus.

Além da atividade anti-helmíntica contra nematódeos (vermes cilíndricos) em BOVINOS. Pois é, Kloster e cols. mediante a testes compreenderam a eficácia de extratos de folhas de assacu neste tocante. Todavia não existem estudos esclarecendo sua eficiência em vermes em humanos!

Usos medicinais

Dada a sua alta toxidade, o uso medicinal desta espécie não é interessante, apesar de ser classificada como tal, pois, somente com processos científicos de isolamento ou remoção das moléculas tóxicas ela pode ser utilizada sem mazelas ou injúrias pela população.

Existem muitas outras práticas populares mais seguras e com comprovações de atividade anti-helmíntica, como sementes de abóbora (Curcubita sp.) e o matruz ou erva-de-santa-maria (Dysphania ambrosioides).

Aplicações e utilidades da Hura crepitans

Por possuir uma madeira leve e macia, o assacu é muito utilizado para confecção de calçados, móveis e na construção civil.

É uma espécie excelente para reflorestamento, é muito resistente a solos encharcados e pouco aerados.

Talvez te interesse ler também:

UVA-DO-MATO, A CISSUS VERTICILLATA É CONSIDERADA INSULINA VEGETAL

ÓLEO DE RÍCINO: DIVERSOS USOS E BENEFÍCIOS PARA CABELOS E PELE

SERRALHA: A PLANTA MEDICINAL COMESTÍVEL. VEJA OS BENEFÍCIOS E COMO PLANTAR




Rubens Carvalho

Rubens Diego, natural do Rio de Janeiro, Biólogo, professor, amante da natureza, trilheiro de coração! Apreciador da sutileza do Reino Vegetal, possui experiência no trabalho com plantas medicinais, estuda as substâncias químicas produzidas por elas e avalia as possíveis bioatividades destas, isto é, sua capacidade curativa! Ama escrever ou falar sobre os vegetais, pois pensa que eles precisam de um porta voz!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...