Avelós, o Cachorro-Pelado. É veramente útil contra o câncer?


O câncer é uma doença ainda muito temida apesar dos avanços em seu tratamento, bem como o avanço nos métodos para diganotiscar a doença que, sendo tratada precocemente, tem muitas chances de cura. No entanto, não param de surgir novas curas milagrosas que acabam viralizando nas redes sociais. É o caso da avelós.

Avelós, Euphorbia tirucalli, é uma planta da família das euforbiáceas também conhecida pelos nomes populares de pau-pelado, homem-nu, coroa-de-cristo, cachorro-pelado, árvore-lápis ou graveto-do-diabo.

A planta tem uma toxidade tão grande que, o contato com sua seiva, seu leite, pode causar cegueira temporária, queimaduras graves na pele e intoxicação se ingerida. No Brasil é muito conhecida e usada para secar verrugas. Hoje em dia, estão dando à esta planta a qualidade de curar o câncer, mas é preciso ter cuidado!

Embora haja relatos de várias pessoas que dizem ter se curado do câncer (diversos tipos mas, de próstata e de intestino principalmente) fazendo uso do xarope de avelós, não há dados científicos, estudos, experimentos, que comprovem esta sua propriedade anticâncer.

No mais, pacientes já medicados com outros remédios, ao fazerem uso da avelós, mesmo sendo uma “simples planta” ou um “remédio natural” podem acabar se prejudicando pois, a interação medicamentosa (misturar medicamentos) no mínimo pode reduzir o efeito do remédio receitado pelo médico, mas também pode causar sintomas totalmente indesejáveis ou até mesmo agravar o quadro da doença.

Neste trabalho de conclusão de curso de ciências biológicas (o estudo é uma revisão bibliográfica) a autora descreve os princípios ativos da Euphorbia tirucalli com várias propriedades, inclusive anti-câncer, mas sem indicar casos de tratamentos eficazes com esta planta na cura desta doença.

neste estudo, que trata da Euphorbia tirucalli como complementar ao tratamento do câncer, cita-se experimentos com insetos, a Drosophila melanogaster, onde se relata os efeitos anticarcinogenico do látex do avelós. Todavia, em humanos, a pesquisa deve avançar ainda bem mais para que o efeito antitumoral da planta seja cientificamente comprovado.

A dica que fica é a de, sempre, seguir as recomendações do seu médico de confiança. As doses e o método de uso desta planta para curar o câncer não são ainda totalmente conhecidas e portanto, todo cuidado é pouco. Infelizmente para a cura do câncer ainda não existem receitas, nem plantas, nem mesmo remédios farmaceuticos milagrosos.

No caso de câncer, e de muitas outras doenças, o melhor continua sendo prevenir levando um estilo de vida saudável.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. dilcinha
    Publicado em 21/01/2021 às 4:54 pm [+]

    conheço 2 pessoas q foi curadas si com o veloz mama e testículos .já tem anos e eles tão ai comande o homem tem 79 anos


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...