Dia Mundial da Água: valorize! Esse bem, de tão precioso, não tem preço


Há muitas razões para celebrar a água, um recurso natural indispensável para a vida. E, claro, cuidar para que ela nunca nos falte. A água é um recurso tão precioso que poderia ser chamada de ouro azul.

Com a pandemia do Sars-Cov-2, ficou claro e cristalino o quanto a água é fundamental para nos manter vivos. Por isso, o Dia Mundial da Água é uma data para nos conscientizar da importância de preservá-la como bem da humanidade.

Esse recurso natural de tão preciso que é, não tem preço. Por isso, valorize!

O tema do Dia Mundial da Água 2021 é exatamente a valorização da água. Não o seu valor pecuniário, porque a água nem deveria ser cobrada, mas como valor para alimentação, cultura, saúde, educação, economia e integridade de nosso ambiente natural.

Esse recurso finito e insubstituível está contemplado no SDG 6 da Organização das Nações Unidades (ONU) para garantir água e saneamento para todos, algo que se tornou fundamental nesta pandemia. A ONU organizou um evento sobre o tema, cuja agenda pode ser acessada ->  AQUI.

©mrjn Photography/Unsplash

Valorize

Valorizar a água significa combater qualquer atividade que a coloque em risco, como a poluição, o desmatamento, a não preservação de nascentes, a contaminação dos rios.

Existe uma agenda urgente que precisa ser defendida pelo poder público para preservar os recursos hídricos.

No Brasil, acaba de ser aprovada a nova lei do saneamento, sancionada em julho de 2020, que vai abrir para a iniciativa privada a exploração do setor. Segundo o Correio Braziliense, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável.

Apesar de a lei poder reverter esse quadro, alguns especialistas temem que a privatização da água não seja universal e que esse bem seja explorado sem a fiscalização necessária.

De qualquer forma é preciso vigiar e garantir que o acesso à água seja universal e igualitário. Água é vida e vida não tem preço!

Talvez te interese ler também:

Torneira seca: para um quarto da população mundial, a água já é um luxo

Reaproveitamento de água. Como e por que fazê-lo?

É urgente reduzir o plástico para preservar a água




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...