100% brasileiro: fertilizante de casca de ovo, ecológico e eficiente


Produção de alimentos em risco por causa da guerra envolvendo a Rússia, que é um
dos maiores produtores de fertilizantes do mundo? Pois a Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem uma solução econômica, ecológica e eficiente: usar casca de ovo como fertilizante.

A novidade vem do Laboratório de Química de Materiais Avançados (Laqma) da UFPR que conseguiu produzir um fertilizante mais eficiente que os convencionais, reaproveitando um material que seria jogado no lixo.

As vantagens são enormes para a produção agrícola e para o meio ambiente. Cerca de 6 milhões de toneladas de cascas de ovos são desperdiçadas por ano no mundo. Era hora de dar uma destinação  industrial adequada a este material rico em cálcio.

A técnica criada pelos cientistas da UFPR utiliza um processo de moagem mecanoquímico. As cascas de ovos são colocadas em um moinho juntamente com fosfatos de potássio, para formarem através de reações químicas e por fricção da própria moagem, os três componentes essenciais para a agricultura: fósforo, cálcio e potássio.

Econômico, sustentável e eficiente

O método é

  • Econômico porque seco, evita etapas dispendiosas de secagem industrial
  • Sustentável e ecológico porque usa resíduos provenientes da indústria alimentícia, e evita o uso de calcário, um mineral proveniente de reservas restritas e finitas
  • Eficiente por ser menos solúvel em água, ter liberação controlada e evitar a eutrofização (que causa o excesso de algas e plantas aquáticas em rios e cursos d’água, desequilibrando o habitat e ou matando a fauna local).

““Quando chove, os fertilizantes convencionais liberam os nutrientes de uma vez enquanto que os de liberação controlada são estimuresponsivos, ou seja, respondem aos estímulos das plantas, mantendo os teores constantes ao longo do ciclo de produção”, explica Fernando Wypych, professor do Departamento de Química da UFPR que orientou o projeto.

A novidade pode ganhar aplicação comercial em breve, pois os pesquisadores estão patenteando dois produtos relacionados ao projeto.

Leia mais AQUI.

Incrível não é mesmo? Pois saiba que a casca de ovo pode ser reaproveitada em casa para fazer adubo, e também de diversas outras maneiras:

Talvez te interesse ler também:

Como Fazer Fertilizante com Casca de Banana

Biofertilizante made in Brazil: máxima produtividade, mínimo impacto ambiental 

Cascas de laranja viram eletricidade e alimentam usinas de purificação de água

Casca de romã é medicinal: não jogue fora, reaproveite

Sal de cascas de alho e cebola: mais saudável e mais sustentável




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...