Cascas de laranja viram eletricidade e alimentam usinas de purificação de água


Em Sevilha, Andaluzia, sul da Espanha, surgiu um projeto inovador que busca obter eletricidade a partir da fermentação de laranjas.

Esta cidade é marcada pela abundância de laranjeiras que florescem na Primavera. Porém, no Inverno, as frutas dessas milhares de árvores espalhadas pela cidade caem nas ruas e acabam sendo desperdiçadas.

Devido a isso, foi criado um esquema de aproveitamento dessas frutas, que acabariam indo para o lixo.

Benigno López, chefe do departamento de meio ambiente da Emasesa (Empresa Metropolitana de Abastecimento e Saneamento de Águas de Sevilha, S.A.), explicou ao The Guardian que:

“O suco é uma frutose composta por cadeias de carbono muito curtas e o desempenho energético dessas cadeias de carbono durante o processo de fermentação é muito alto.

Não se trata apenas de economizar dinheiro. As laranjas são um problema para a cidade e estamos gerando valor agregado ao lixo”.

Energia limpa para purificar água

Esse projeto piloto lançado pela Emasesa, tem como objetivo aproveitar 35 toneladas de laranja para gerar energia limpa, que servirá para operar, de forma sustentável, uma das usinas de purificação de água da cidade.

Para  realizar essa conversão da fermentação das laranjas em energia elétrica, serão seguidas as seguintes etapas:

  1. As laranjas serão encaminhadas para uma instalação que gera eletricidade por meio de matéria orgânica.
  2. Nesse local, as laranjas passarão por um processo de fermentação.
  3. O metano (biogás) capturado dessa fermentação, será utilizado para acionar o gerador de eletricidade.

Apesar do propósito atual dessa iniciativa seja usar a energia obtida das laranjas para operar as usinas de purificação de água, Benigno López tem a intenção de ampliar esse projeto.Porém, isso requer maior investimento.

Seja como for, essa ação já é uma iniciativa inovadora e sustentável.

Juan Espadas Cejas, o prefeito de Sevilha, declarou, em uma entrevista coletiva, ocorrida no lançamento do projeto que:

“A Emasesa é agora um modelo para a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas na Espanha.

O novo investimento é direcionado principalmente para as usinas de purificação de água, que consomem quase 40% da energia necessária para abastecer a cidade com água potável e saneamento.”

Além de servir às usinas de purificação de água, ainda existe a possibilidade de aproveitar o excedente de eletricidade para abastecer a rede elétrica da cidade.

E, segundo a equipe que movimenta este projeto, isto é possível porque há um potencial enorme, devido à grande quantidade de frutas que iriam para os aterros sanitários ou seriam usadas como fertilizante.

A equipe também constatou que com 1.000 quilos de laranjas, pode-se produzir eletricidade para abastecer cinco residências em um dia.

Como visto, a laranja tem um bom potencial não só na alimentação trazendo benefícios para nossa saúde, como também em sua utilização em várias alternativas sustentáveis.

Veja mais exemplos disso em:

Com todos esses exemplos, pense bem antes de jogar fora o bagaço e as cascas das laranjas, pois elas também têm utilidades e benefícios.

Confira alguns deles em:

Em suma, da laranja se aproveita tudo!

Talvez te interesse ler também:

Sementes das frutas: não as descarte! Elas fazem um bem que você não imagina

O que fazer com sobras de leite, inclusive quando azeda?

Não jogue fora: veja o que fazer com a esponja de lavar louça




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...