Biochar: o que é, para que serve e importância na agricultura


No cenário da busca incessante por práticas sustentáveis, o biochar emerge como uma solução inovadora, destacando-se na interseção entre agricultura, preservação ambiental e sequestro de carbono. Resultado do processo de pirólise, onde materiais orgânicos são submetidos à queima controlada em condições de baixo oxigênio, o biochar não é apenas uma forma de carvão vegetal, mas sim uma ferramenta versátil com aplicações transformadoras. Saiba tudo!

O que significa Biochar?

Biochar, também chamado biocarvão é um termo oriundo das palavras biomassa e charcoal (carvão em inglês). Trata-se de um tipo de carvão vegetal produzido a partir da queima controlada de materiais orgânicos, como resíduos agrícolas, florestais, resíduos animais, alimentares entre outros, em condições de baixo oxigênio. Esse processo, conhecido como conversão térmica da biomassa, transforma a matéria orgânica em um material carbonizado rico em carbono estável.

Diferença entre Biochar e Carvão Ativado

Embora ambos sejam derivados de carbonização, o biochar é destinado principalmente à melhoria das propriedades físico-químicas do solo e sequestro de carbono, enquanto o carvão ativado é projetado para adsorção de substâncias químicas e é frequentemente usado em purificação de água e processos industriais.

E ao contrário do biochar, o carvão vegetal é obtido através da queima natural de biomassa sob condições não controladas de temperatura e disponibilidade de oxigênio.

Aplicações – Para que serve o Bichar?

O biochar é reconhecido por suas contribuições potenciais para a sustentabilidade agrícola e ambiental devido às suas propriedades únicas e diversas aplicações. Seus usos são vários:

  1. Melhoria do solo: O biochar é amplamente utilizado na agricultura para melhorar a qualidade do solo, aumentar a retenção de água e nutrientes, e promover o crescimento das plantas.
  2. Sequestro de carbono: Ao enterrar biochar no solo, é possível armazenar carbono de forma estável por longos períodos, ajudando na mitigação das mudanças climáticas.
  3. Purificação de água: Em alguns casos, o biochar é empregado para filtrar poluentes e melhorar a qualidade da água em sistemas de tratamento.
  4. Remediação do solo: O biochar pode ser usado para remediar solos contaminados por contaminantes orgânicos (pesticidas, antibióticos, etc) e metais pesados.

Como é feito o Biochar?

O processo de produção envolve a queima controlada de biomassa a temperaturas elevadas (entre 250 e 900 °C), na ausência ou em baixas quantidades de oxigênio, para evitar a combustão completa. O resultado é um material carbonizado resistente.

Como visto, o biochar está na vanguarda das práticas ecologicamente corretas, oferecendo promessas notáveis para um futuro sustentável na agricultura.

Fonte: Agroadvance

Talvez te interesse ler também:

O que é agrofloresta e por que é importante?

Aeroponia: a nova tendência no cultivo de alimentos

Biofertilizante made in Brazil: máxima produtividade, mínimo impacto ambiental

Quem é Ernst Götsch: o suíço que inventou a agricultura sintrópica e planta água na Bahia

100% brasileiro: fertilizante de casca de ovo, ecológico e eficiente




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...