Energia Renovável

Pedalando 1 hora se obtém energia em casa por 24 horas

  • por Redação

Alimentar a casa durante 24 horas pedalando apenas uma hora. Esta é a invenção do bilionário Manoj Bhargava que realmente promete revolucionar o modo de como a eletricidade limpa pode ser produzida gratuitamente.

Bateria de baixo custo usa ruibarbo e promete acumular energia limpa

bateria de ruibarbo
  • por Felipe Chaves

Em um mundo onde a percepção de cuidados com o meio ambiente é cada vez mais evidente, faz-se necessário adotar medidas cabíveis para a preservação e sustentação da vida. Com esta preocupação em mente, uma startup italiana chamada Green Energy Storage desenvolveu baterias que podem ser consideradas completamente limpas, trazendo inúmeros benefícios para a natureza através do armazenamento da energia renovável do ruibarbo.

Energia solar chega ao Xingu

Energia solar
  • por Gisella Meneguelli

A Terra Indígena do Xingu está desenvolvendo um projeto muito interessante para a redução do uso de combustível fóssil.

Uma pintura que transforma o calor disperso em eletricidade

tinta
  • por Daia Florios

Eletricidade gerada a partir do calor residual: graças à uma nova pintura termelétrica desenvolvida por três centros de pesquisas coreanos, será possível um dia “recapturar” o calor disperso para transformá-lo em eletricidade. E tudo sozinho, talvez pintando a casa ou o carro.

Garota de 13 anos cria sistema de energia eólica que custa 5 dólares

sistema de energia eólica
  • por Felipe Chaves

A energia elétrica é um dos maiores gargalos da humanidade e está cada vez mais próximo de se deparar com resoluções eficientes que não agridam o meio ambiente. Recentemente, uma estudante de 13 anos do estado de Ohio nos Estados Unidos, ganhou o prêmio Discovery Education 3M Young Scientist Challenge, desenvolvendo um sistema que torna possível obter energia através do sol e do vento por apenas US$ 5 dólares.

Por que deveríamos abolir as usinas hidrelétricas?

hidrelétrica
  • por Gisella Meneguelli

A energia renovável já começou a ser difundida no mundo todo e, também, aqui no Brasil, embora a maior parte da nossa produção energética venha das usinas hidrelétricas, onde a energia elétrica é gerada através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. Acontece que as áreas inundadas para formação do reservatório (lago), em muitos casos, prejudicam a fauna, a flora e as populações locais.