Smartflower: a flor fotovoltaica que segue o sol e gera energia onde estiver


Como um girassol que busca energia solar para crescer, a Smartflower faz o mesmo. Smartflower é um incrível sistema fotovoltaico de última geração, inteligente e totalmente autônomo.

Com aproximadamente 5 metros de altura, a criação desta flor fotovoltaica foi inspirada na Natureza: seus painéis representam as pétalas de uma flor, que giram seguindo o sol ao longo do dia. O mecanismo de funcionamento é semelhante ao realizado pelos girassóis.

A tecnologia revolucionária foi criada por uma empresa austríaca chamada Smartflower Energy Technology. A flor pode ser “plantada” em qualquer jardim de casa, podendo inclusive mudar de casa pois é “portátil”. Empresas podem “plantar” um jardim de flores para captarem mais energia solar.

Como funciona?

“A SmartFlower usa robótica avançada e automação para rastrear o sol de forma inteligente, produzindo até 40% mais energia do que os painéis solares estacionários tradicionais. Além disso, todos os dias ao pôr do sol, a Smartflower se dobra e se limpa automaticamente para manter o pico de utilização solar”, diz o site da empresa.

E no caso de fortes eventos atmosféricos, como em ventanias acima de 60 km/h, a flor se fecha automaticamente para se “preservar”.

Mas quanta energia uma sunflower produz? A empresa diz que a flor fotovoltaica produz de 4.000 a mais de 6.500 kWh por ano, dependendo da região ou país em que é instalada.

A empresa também diz que a planta fotovoltaica consegue produzir cerca de 40% a mais de energia em relação aos painéis solares tradicionais.

Ou seja, é uma solução inteligente e bonita para produzir energia limpa e sustentável para casa, carro ou empresa.

Veja como é o dia dessa flor no vídeo time lapse abaixo:

Fonte: Smatflower.com

Talvez te interesse ler também:

As revolucionárias baterias super econômicas feitas de sal marinho

Guarda-sol tecnológico: faz sombra durante o dia e ilumina à noite

Energia limpa, energia renovável ou alternativa? Quais as diferenças?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...