Pesquisa brasileira descobre que cascas de arroz e café tratam lixo radioativo


Imagine grandes quantidades de rejeitos radioativos, perigosos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. O que fazer com eles?

Pois uma pesquisa brasileira descobriu uma maneira econômica de tratar o lixo radioativo, utilizando dois materiais abundantes para nós: as cascas de arroz e de café.

Estes materiais são super absorventes e foram testados com sucesso no tratamento destes rejeitos perigosos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), uma instituição associada à Universidade de São Paulo (USP).

As cascas foram capazes de absorver materiais radioativos como o urânio e o amerício, especialmente as do café.

Antes, a remoção destes rejeitos, gerados em diversas atividades nucleares, era feita com técnicas caras de aplicação. Agora, a intenção é fazer com essa técnica de baixo custo ajude a reduzir o lixo radioativo, transformando o rejeito líquido em sólido, facilitando o acondicionamento dele.

Viva a natureza! Via a reutilização de materiais e parabéns aos pesquisadores envolvidos!

Saiba mais

Para saber mais sobre essa pesquisa, clique aqui, no Jornal da USP.

Se você se interessa por esse assunto, que tal seguir o Canal Irradiação no Youtube? Lá, jovens estudantes de engenharia nuclear desmitificam e explicam tudo sobre a energia nuclear que, embora possa criar grandes problemas, pode também apresentar grandes soluções.

Aliás, muita gente ultimamente vem apostando na energia nuclear como a grande promessa de energia limpa do futuro. Isso porque uma nova geração de centrais atômicas, menos perigosas e menos custosas, poderiam reduzir em grande parte as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Fique sabendo!

Talvez te interesse ler também:

Contaminação e chuva de fuligem: desastrosas consequências para o Pantanal

Playground de pandas: uma fofura de lugar para preservar esse animal fofo!

De volta ao passado: Carrefour promete substituir o plástico por papel




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...