Um novo raio de sol chega à Terra e promete revolucionar a energia


Veja bem a que ponto chegamos e aonde podemos chegar com a tecnologia que o homem vem criando: Recentemente, a Terra foi atingida por um raio de Sol vindo do espaço, marcando o início de uma nova era na transmissão de energia.

Esse raio, recebido pela estação terrestre do California Institute of Technology (Caltech) em Pasadena, EUA, foi enviado por um sistema experimental chamado Demonstrador de Energia Solar Espacial (Space Solar Power Demonstrator – SSPD – na sigla em inglês). Trata-se de um sistema experimental que tem o potencial de transmitir energia gerada por painéis solares em órbita para qualquer lugar do nosso planeta.

A recepção do raio, atualmente ainda de poucos miliwatts de potência, demonstrou que a transmissão de energia do espaço é possível e pode ser o primeiro passo para a criação de uma usina solar espacial dentro de dez anos.

Ou seja, trata-se de uma conquista significativa porque demonstra que é possível transmitir energia solar do espaço para a Terra. Essas usinas solares poderiam aproveitar melhor a luz solar, pois não seriam afetadas por nuvens, atmosfera ou pela escuridão da noite.

O SSPD utiliza uma tecnologia chamada Experimento de Órbita Baixa de Transmissão de Energia de Microondas (MAPLE), que consiste em uma série de transmissores capazes de direcionar a energia para locais específicos na Terra. Isso significa que a energia poderia ser direcionada para regiões onde é mais necessária, como áreas remotas ou afetadas por desastres naturais.

A tecnologia tem um custo: aumenta a quantidade de detritos espaciais, o lançamento de satélites é extremamente difícil e caro, e receber energia do espaço é também uma tarefa complexa e dispendiosa. Ainda assim, há quem veja grandes vantagens no projeto, como o fornecimento de eletricidade limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana, transmissão de energia wireless e até mesmo alimentação de aviões.

Embora ainda experimental, o avanço é promissor. Os pesquisadores visam criar uma constelação de veículos espaciais modulares que possam fornecer energia suficiente para milhares de residências. Uma vez otimizada, essa tecnologia poderia aumentar o acesso à energia, beneficiando áreas que atualmente enfrentam escassez de recursos.

“Esperamos que a transferência de energia sem fios democratize o acesso à energia, da mesma forma que a Internet democratizou o acesso à informação”, disse Ali Hajimiri professor de engenharia elétrica da Caltech e codiretor do projeto. Para recebê-lo não será necessária nenhuma infraestrutura e isso significa que poderemos enviá-lo até mesmo para regiões remotas e áreas devastadas por guerras ou desastres naturais”.

Os detalhes do projeto foram publicados em um artigo disponível em um pre-print no ArXiv.

Fontes:

  1. Independent
  2. Caltech
  3. nea_hub

Talvez te interesse ler também:

Favela Marte: primeira do Brasil a produzir sua própria energia por meio de placas solares

Smartflower: a flor fotovoltaica que segue o sol e gera energia onde estiver

Guarda-sol tecnológico: faz sombra durante o dia e ilumina à noite

As revolucionárias baterias super econômicas feitas de sal marinho

Cascas de laranja viram eletricidade e alimentam usinas de purificação de água

Desenvolvidos os primeiros painéis solares que… não precisam de sol




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...