Planta Jade: atrai riqueza, prosperidade e é fácil de cuidar


A planta Jade, ou planta-de-Jade, (Crassula ovata) reúne várias qualidades: é resistente, não exige muitos cuidados, tem folhas vigorosas e abundantes e flores lindas e delicadas. Não é à toa que esta planta está associada à riqueza e à prosperidade.

Diz um provérbio chinês que “A Jade at the Door, Poor No More”, ou seja, chega de pobreza colocando uma Jade na porta de casa.

Se a Jade é capaz de afastar a pobreza não se sabe, e mesmo que a voz do povo não seja a voz de Deus, de certo essa planta atrairá beleza. Disso ninguém duvida.

A Jade é também conhecida pelos nomes de Planta Jade, árvore-da-amizade, árvore-da-fortuna e árvore-da-felicidade. É típica de regiões áridas com clima seco e quente.

Ela é uma planta suculenta, por isso não requer muita água, além de se adaptar tanto em ambientes externos, como internos.

Saiba mais peculiaridades sobre a planta Jade.

Variedades

Existem diversas variedades de planta Jade, como por exemplo:

Crassula ovata (Planta-de-jade)

Essa variedade, que é a mais comum, possui folhas largas e planas. E quando se desenvolve, se torna um grande arbusto com um tronco bem grosso.

A Crassula ovata pode chegar a ter 2 metros de altura.

©vividd/Pexels

Crassula ovata “Hummel’s sunset” (Planta-de-jade dourada)

Esta variedade tem as folhas com tonalidade amarelada.

Crassula ovata – Jitters

A Planta-de-jade Jitters tem folhas finas e onduladas e que são mais claras que as outras variedades.

Crassula arborescens (Planta-de-jade prateada)

Chamada também de Jade dólar de prata, devido suas folhas terem tonalidade prateada, com bordas avermelhadas.

Crassula ovata – Gollun

As folhas dessa variedade lembram as orelhas do personagem Shrek.

Crassula ovata – Hobbit

O nome dessa variedade se deve ao fato das folhas serem parecidas com os dedos das mãos do personagem mítico da série O Senhor dos Anéis de JRR Tolkien

Crassula ovata variegata (planta-de-jade variegada)

As folhas da planta-de-jade variegada são rajadas com tonalidades verde-claro, amarelo pálido e branco marfim. Esta variedade é conhecida como Lemon & Lime.

Como plantar e cuidar da Jade

As plantas-de-Jade apreciam sol. Por isso, mesmo que sejam mantidas dentro de casa em vasos, é bom periodicamente colocá-las sob o sol.

Porém, há que se ter o cuidado para não deixá-las expostas demais à luz solar para não desidratá-las e ressecá-las, deixando suas folhas amarelas. Quando for colocá-las para receber iluminação solar, o faça de forma gradual.

Outro cuidado que precisa ter com essa planta suculenta é não exagerar nas regas, pois, ela não gosta de muita água. Além disso, água em excesso pode apodrecê-la e favorecer o surgimento de fungos. Por isso, só a regue quando o solo estiver seco.

O solo ideal para essa planta é o drenável, ou seja, que não retém água. O recomendável é que seja mistura leve de areia grossa, terra adubada e perlita.

Caso for cultivá-la em vaso, o ideal é que seja feito de argila. Pois, este tipo de material ajuda a absorver a água da terra, permitindo que não retenha umidade.

Plantar a Jade é muito fácil pois ela se reproduz por estacas. Corte cuidadosamente um pequeno um ramo saudável da planta e coloque-o em um novo vaso com um substrato bem drenado. Regue minimamente a muda diariamente até que enraíze, mas não deixe o solo encharcado, a intenção é deixá-lo suficientemente úmido para que as raizes não sequem.

Deixe a mudinha em lugar ventilado e luminoso mas sem luz solar direta. Demora mais ou menos um mês para enraizar.

Leia mais abaixo no item “propagação”.

Florescimento: o que fazer para a jade florir

Sendo nativa da África do Sul, país de clima temperado, essa planta gosta de estações definidas. Ela precisa de sol mas também do descanso e do frescor do outono e do inverno. A planta para florescer precisa ser adulta.

Tente simular um clima temperado colocando a planta nos lugares mais frios da casa ou do quintal durante os meses mais frios.

Em ambientes internos é mais difícil da planta-de-jade florescer. Para impulsionar o florescimento dela em vasos em ambientes internos, é necessário que ela receba luz solar durante o verão e frescor durante o inverno.

Poda

A poda regular contribui para manter a planta-de-jade mais fortalecida deixando-a com o caule mais espesso e as folhas mais robustas.

Para isso, corte as pontas dos galhos antes ou após ela florescer e quando se fizer necessário para que ela tenha mais vigor.

Propagação

As plantas-de-jade são bem fáceis de propagar. Para isso, pode-se utilizar estacas do galhos, folhas ou mudas.

Se for plantar através de estaca é necessário esperar uma semana para cicatrizar a ponta do galho que foi cortado, a fim de não criar fungo e para facilitar a ramificação no solo.

Já a folha, é só colocar em solo úmido e drenável, que ela irá ramificar e brotar.

Outra possibilidade é adquirir muda em vaso, podendo transplantá-la para o jardim ou conservá-la em vaso mesmo.

Mais dicas de cuidados adequados para planta suculenta, confira em:

Doenças e parasitas

As cochonilhas são as pragas mais comuns da Crassula ovata e podem causar deformação da planta durante o crescimento.

Para acabar com infestação de cochonilha em sua Jade, é preciso retirar cada inseto usando um cotonete molhado com álcool isopropílico, todos os dias até que todas as cochonilhas desapareçam.

A planta também pode ser alvo de ácaros-aranha e de pulgões que infestam os caules das flores.

Vídeo

Neste vídeo, Grazi Bittencourt do canal Alma em Flor, mostra como é a planta-de-jade e dá mais informações sobre essa suculenta:

Portulacaria afra – planta parecida com a Crassula ovata

A planta da espécie Portulacaria afra, do gênero Portulacaria, de nomes populares arbusto-de-elefante ou planta-de-jade-anã não pertence à mesma família da Crassula ovata, embora seja muito parecida com esta espécie.

Mas tanto a Portulacaria afra, como a Crassula ovata estão associadas à vibração da abundância.

Como reconhecer a planta Jade?

Para reconhecer a Jade e diferenciá-la do arbusto-de-elefante, note que este tem folhas menores e mais arredondadas, e é, em si, uma planta menor, tendo um crescimento mais compacto. É mais resistente, tem crescimento mais rápido com ramos mais afilados e flexíveis do que a Crassula.

A Jade tem ramos mais grossos e seu caule se torna lenhoso, como uma mini árvore. Tem folhas grossas, brilhantes e lisas.

Os significados da planta Jade

A Jade simbologia a energia da prosperidade em todos os ramos da vida. Está associada à boa sorte, à harmonia, à riqueza e à abundância no amor, na amizade e, claro, na carteira!

Especialistas em Feng Shui recomendam ter essa planta em casa para atrair bons fluídos, justamente por seus significados de vibração energética ligada à prosperidade.

Para abrir riqueza, a recomendação é colocar a Jade na entrada da casa ou do local de trabalho, para favorecer a energia e o fluxo do dinheiro.

Leia mais:

Presentear uma pessoa querida com uma planta Jade é uma forma de desejar-lhe boa sorte e sucesso na vida!

Deixe seu ambiente mais rico com essa bela suculenta!

Talvez te interesse ler também:

Dinheiro-em-Penca: a Planta da Prosperidade, da Fortuna e da Fartura!

Romã: uma fruta cheia de símbolos, significados e mistérios

Flores e Plantas Mágicas Realmente Existem!

Poder transformador: abundância, dinheiro e prosperidade àqueles que sentem gratidão




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...