Violeta: flor comestível e medicinal. Conheça seus benefícios


Você sabia? Além das violetas serem flores ornamentais, elas também são comestíveis e medicinais!

Neste conteúdo você conhecerá os usos comestíveis e medicinais da violeta e seus benefícios para a saúde.

Saiba mais, com as informações a seguir!

Espécies comestíveis de violeta

A maioria das violetas são comestíveis, incluindo as violetas roxas, azuis, brancas e multicoloridas. Alguns autores desaconselham o consumo das variedades amarelas, por indícios de que elas causem problemas estomacais.

No caso das violetas-africanas, estas não fazem parte do mesmo gênero e família das violetas comuns e não são comestíveis. As violetas comuns pertencem ao gênero Viola

© Fritz Geller-Grimm / Wikipedia

Gênero Viola © Fritz Geller-Grimm / Wikipedia

A violeta-africana pertence ao gênero Saintpaulia.

Violeta-africana © Wikipedia

Violeta-africana Gênero Saintpaulia © Wikipedia

Em geral, as violetas utilizadas para receitas culinárias são as de cor azul, roxa ou púrpura, que têm sabor doce com aroma suave e agradável. As espécies mais usadas para esse fim são a Viola sororia (violeta púrpura) e a Viola odorata (violeta-doce).

A parte da violeta mais utilizada na culinária são as flores porque as folhas de algumas violetas silvestres têm um sabor desagradável, devido aos altos níveis de saponinas.

As raízes da maioria das espécies de violeta podem causar náuseas e vômitos e não devem ser ingeridas.

Usos comestíveis

Tanto as folhas quanto as flores da violeta podem ser utilizadas em saladas, pestos, molhos, em sanduíches, wraps, cristalizadas, salteadas ou cozidas no vapor.

As flores são uma bela guarnição para polvilhar e decorar saladas, adicionar aos sorvetes, cookies, tortas doces, bolos, geleias e panquecas, ou congelá-las em cubos de gelo para utilizá-las em drinks, coquetéis e refrescos.

Violeta é PANC

Como no Brasil o uso culinário das violetas é desconhecido para muitos, pode-se dizer que esse vegetal é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional).

©Laura Briedis/Unsplash

Usos medicinais

Muitos brasileiros desconhecem que as flores e folhas da violeta podem ser utilizadas como remédios fitoterápicos em preparações medicinais de infusão (chá), xarope, cataplasma, compressa, pomada e óleo (que pode ser infundido, absoluto ou essencial).

Propriedades medicinais da violeta

  • Demulcente – Serve como preparação mucilaginosa ou oleaginosa que forma uma película protetora calmante sobre uma membrana mucosa, para aliviar pequenas dores e inflamações.
  • Anti-inflamatória – Combate inflamações
  • Expectorante – Alivia a tosse e diminuiu o muco no aparelho respiratório
  • Linfagoga – Aumenta a produção da linfa, que promove a distribuição do oxigênio, proteínas, glicose e glóbulos brancos
  • Vulnerária – Ajuda na cicatrização de feridas
  • Antitumoral – Previne e combate tumores
  • Antirreumática – Atua no tratamentos de doenças reumáticas
  • Diurética – estimula a produção de urina e limpeza do organismo
  • Laxante suave – Ajuda a reduzir prisão de ventre e facilita o trabalho intestinal
  • Refrescante, calmante e umidificante – Devido a essas propriedades, a violeta é útil para aliviar irritações na pele
  • Relaxante – O óleo essencial de violeta, com seu aroma leve e agradável, pode ser utilizado em aromaterapia para promover calma, relaxamento e a melhora do sono.

Indicações terapêuticas

Por conta de suas propriedades, a violeta pode ser usada internamente como purificador do sangue, remédio respiratório e estimulante linfático, podendo ser tomada como chá ou xarope.

Como também é consumida como alimento, geralmente é segura para idosos, crianças e pessoas que tomam medicamentos. Inclusive, a violeta vem sendo usada há séculos como remédio pulmonar e expectorante na Europa.

A violeta pode ser usada como tônico para gânglios linfáticos cronicamente inchados. Como muitas outras ervas com ação no sistema linfático, seu uso pode beneficiar no tratamento do câncer.

As folhas de violeta contêm uma boa quantidade de mucilagem ou fibra solúvel (semelhante à farinha de aveia) e, portanto, são úteis para reduzir os níveis de colesterol. A sua fibra solúvel também é útil para restaurar a flora intestinal, pois as bactérias benéficas se alimentam desse tipo de fibra.

As folhas da violeta são ricas em vitaminas A e C e rutina, que é um glicosídeo do flavonoide quercetina, e tem ação antioxidante, anti-inflamatória e afinadora do sangue. Muitos alimentos ricos em rutina, como o trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum), são consumidos tradicionalmente como remédio para hemorróidas e varizes.

Topicamente, a violeta é usado como cataplasma, compressa, óleo infundido e pomada para pele seca ou irritada, abrasões (lesões), picadas de insetos, eczema, varizes e hemorróidas.

Contraindicação e precauções de uso e consumo

Apesar de apresentar segurança, existe uma contraindicação de uso:

  • Evite o uso interno em indivíduos com deficiência hereditária rara de G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase), pois pode agravar a anemia hemolítica.

Recomendações

Antes de utilizar as folhas, flores ou o óleo de violeta, consulte um médico para avaliar se seu uso tópico, ou consumo interno, é indicado para o seu caso.

Violeta: formosa, curativa e cheia de simbolismos

As qualidades desta planta silvestre não param por aí, pois além de comestível e medicinal, ela é repleta de profundos simbolismos e significados:

Leia mais:

E você conhecia todas essas qualidades, propriedades e utilidades da violeta?

Fontes:

Para mais conteúdos sobre usos e benefícios de plantas, veja:

Erva-de-cabra-chinesa: Para que serve, usos e benefícios

Flor Angélica: Significado, simbolismo, usos e benefícios

Mamona (Ricinus communis): Usos e benefícios

Do Babaçu tudo se aproveita. Conheça usos e benefícios

Mil-folhas: Planta medicinal amiga das mulheres. Usos e benefícios




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...