10 árvores de Natal faça você mesmo usando ramos e galhos secos


Que tal uma árvore de Natal realmente green? Ou seja, feita com o menor impacto ambiental possível, e ainda por cima econômica ou a custo zero!?

Chega de comprar plástico descartável. Vamos reutilizar materiais que tivermos em casa para montar a nossa árvore de Natal 2022!

E a base dela virá da própria natureza, utilizando ramos e galhos secos de árvores e outras plantas.

Por que priorizar um Natal sustentável?

O Natal é uma época de renovar a esperança e de acender a solidariedade e o amor entre nós. Mas também é uma época de consumo desenfreado, trabalho escravo, poluição, excesso de lixo.

Então, vale a pena entrar no clima do respeito ao ser humano e ao meio ambiente, começando pela decoração natalícia, e a mais importante delas: a árvore de Natal.

Que tal fazer você mesmo lindas árvores de Natal usando galhos secos e ramos, que você pode encontrar pelo chão nos parques?!

É uma ideia bem simples, as árvores ficam lindas, naturais e com um toque de arte e elegância.

Dá uma olhada nas fotos abaixo para se inspirar, mas use a imaginação para criar uma árvore toda tua!

Árvore de Natal na lata ou no balde

foto

foto: allaboutyou.com

Esta árvore de Natal foi feita partindo de um balde usado como vaso. Pode ser, em vez de balde, o que tiver em casa, até uma lata velha.

Os galhos secos foram pintados de branco para dar o efeito da neve. As decorações são as esferas tradicionais que podem ser feitas inclusive pintando e reciclando os potinhos de ovo kinder e contentores de brinquedos do gênero. Clique aqui para ver como reciclar ovos de páscoa.

Você pode encher o balde da árvore usando terra, pedras, cascalho, cascas ou o que tiver em casa, basta que seja suficientemente pesado para manter a árvore.

Árvore de Natal com troncos, sementes e bagas

foto

foto: fruitfulwords.wordpress.com

Esta árvore de Natal foi feita com troncos secos disponibilizados em forma de triângulo, para lembrar uma árvore de Natal. Você vai precisar usar um tronco grande para formar a base e outros menores para ir formando a árvore.

Para a decoração, foram usadas sementes e bagas. Faça com o que tiver à disposição. Veja aqui o tutorial.

Árvore de Natal para pendurar na parede ou na porta

foto

foto

foto

fotos: michelemademe.com

Essa ideia é fácil fácil de realizar. Basta encontrar uns ramos e pintá-los como preferir. Para montar a árvore, você vai precisar de uma furadeira e de uma serra para cortar os ramos. Mas você também pode reutilizar rolhas de cortiça se tiver em casa para usar como junta.

Essa é uma árvore de Natal muito especial, que você pode pendurar na parede ou na porta da frente da casa.

Um vaso de árvore de Natal

foto

foto: flickr.com

Essa árvore de Natal também é muito fácil de fazer. Junte alguns galhos em um vaso de flores. Os ramos podem ser decorados com o que tiver em casa. Use a imaginação e sua árvore vai ficar linda!

Árvore de Natal feita com cartões

foto

foto: staceyembracingchange.com

Aqui está uma idéia original para a reutilização criativa dos cartões de Natal dos anos anteriores e dos que forem chegando deste ano. Depois de colocar os galhos secos reunidos em um vaso, você pode decorar a sua árvore de Natal com os cartões de Natal e bilhetes. Tudo realmente vai custar zero!

Se não tiver cartões dos anos anteriores, use bilhetes com frases de felicitações, boas energias, etc. Veja aqui frases de Osho, aqui de frases de Carl Jung, e aqui frases de Albert Einstein para te inspirar.

Árvore de Natal estilo minimal com pinhas

foto

foto: 1800flowers.com

Um vaso de vidro transparente, pinhas, ramos secos e alguma decoração brilhante. Isso é tudo que você precisa para criar uma linda árvore de Natal, criativa e realmente elegante.

O efeito da queima das velas colocadas ao lado do vaso criou uma atmosfera quente e acolhedora de Natal.

Um luxo fácil de fazer e a custo zero!

Árvore de Natal com ramos e papel

foto

foto: blogspot.com

Com um único ramo pode-se criar uma árvore de Natal muito original. O ramo irá formar o tronco e você vai fazer os galhos usando papel ou papelão inclusive reutilizando o que tiver em casa, embalagens de biscoitos, caixas de cereal matina, etc.

Você tem só que cortar o papel em forma de cone e dobrá-lo em forma de sanfona, fazer os buracos para passar o ramo, e pronto!

Fácil, econômica e linda!

Galhos secos e carreteis de linha

foto

foto: housedoctordk.blogspot.com

Se você é costureira (o), essa árvore é para você. Fica linda também para decorar lojas de tecidos e afins.

Os carreteis são usado como enfeites natalícios da árvore, que pode ter como uma base uma simples garrafa d’água (ou o que tiver em casa).

Se você usar decorações nas cores verde,  vermelho e dourado, você vai dar ainda mais o clima do Natal na árvore.

Use a imaginação e o que tiver em casa, botões, novelos de linha, fitas e outros acessórios de costura. Essa árvore é uma obra de arte!

Árvore de Natal de origami

foto

foto: designoform.com

Um simples vaso pode servir de apoio para sustentar o galho que será a sua árvore de Natal.  Para a decoração, faça esferas de origami para dar o toque oriental e elegante que você gosta. Siga aqui um tutorial online para fazer as esferas. Simplicidade e delicadeza!

Árvore de natal artesanal profissional

foto

foto: pinimg.com

Aqui está uma versão da árvore de Natal feita com troncos, ramos e galhos, mas para aqueles que forem mais experientes na arte do artesanato, pois será necessário instrumentos e know how para montá-la e, principalmente para fazer a estrela.

Lixas, furadeira, cola de madeira. Quem tiver esses materiais em casa pode começar por arregaçar as mangas.

Natal custo zero

Essa é apenas uma das muitas ideias que traremos para você fazer sua árvore e seu Natal mais sustentável.

Não é avareza, é consumo consciente.

Vamos usar a imaginação para reutilizar o que tivermos em casa em busca de causar menor impacto possível nessas festas que, no final das contas, o que falta é dinheiro e o que sobra é lixo.

Pense nisso!

Siga nosso site nas nossas redes -> Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest  para ficar por dentro das novidades green natalícias.

Um mundo melhor é possível 🙂

Talvez te interesse ler também:

FAÇA VOCÊ MESMO O PRESENTE DO AMIGO SECRETO

SIGNIFICADOS DO NATAL 33 CURIOSIDADES E SIMBOLOGIAS 

COMO FAZER ENFEITES DE NATAL REUTILIZANDO DIVERSOS MATERIAIS

10 IDEIAS DE PRESENTES DE NATAL FAÇA VOCÊ MESMO

10 ÁRVORES DE NATAL FEITAS COM LIVROS

NATAL: 10 PRESENTES FENG SHUI PARA A CASA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...