Confrei: eficaz na cicatrização de feridas. Veja como usar!


O confrei é uma planta maravilhosa! Seu nome vem do latim “con fera” (que seria “com ferro”, ou melhor, com agulha de ferro) o que significa tricotar, uma referência à sua capacidade de restabelecer e curar ossos quebrados, bem como reestruturar tecidos danificados.

Confrei, também conhecido por consolda ou consólida, é a planta Symphytum officinale, da família das Boraginaceae. Uma erva medicinal muito usada nas medicinas populares desde a antiguidade, com indicação de tratar todos os tipos de lesões além de doenças gastrointestinais, disenterias, inflamações, reumatismos, hemorroidas, tosses e, principalmente, de ser muito eficaz na cicatrização de feridas, internas ou externas.

Do confrei tudo se usa

Na Europa e na Ásia o confrei é cultivado e usado como forrageira para avesrico em proteínas).

Suas folhas eram usadas na alimentação humana, desde a antiguidade (na década de 70 é que surgiu a questão sobre o uso interno do confrei) em saladas, refogados ou chás.

No uso externo, como pomada, cataplasma ou água, podem-se usar as folhas, flores e raízes, em distintas formulações.

Benefícios do confrei

Diversos ensaios clínicos em humanos mostraram que o confrei (Symphytum officinale) possui propriedades:

  • analgésicas
  • anti inflamatórias
  • regenerativas
  • cicatrizantes  

Os princípios ativos contidos no confrei, responsáveis por estas propriedades são a alantoína e o ácido rosmarínico.

A alantoína têm a capacidade de acelerar a mitose celular (regeneração dos tecidos), enquanto o ácido rosmarínico ajuda a aliviar a dor e a inflamação.

Ademais, o confrei contém compostos, como saponinas e taninos, que são substâncias analgésicas e anti-inflamatórias.

Devido a todos esses aspectos, o confrei promove diversos benefícios como:

Restaura ossos quebrados e cura feridas

Existem evidências reais e práticas de que o confrei tem o poder de curar ossos lesionados e feridas. Por exemplo, comprimidos de confrei eram usados para tratar os soldados da Segunda Guerra Mundial, a fim de acelerar a cicatrização de seus ossos e feridas.

Isso porque, além das propriedades já mencionadas, o confrei também é rico em vitaminas e minerais que fortalecem os ossos, como a vitamina C, o cálcio e o magnésio.

Trata dores musculares e articulares

Por ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o confrei serve para aliviar a dor, a inflamação e o inchaço dos músculos e articulações nos seguintes casos:

  • artrite degenerativa
  • entorses
  • contusões 
  • tensões após lesões esportivas e acidentes

Trata dor nas costas

Ficou comprovado através deste ensaio clínico em humanos, que a pomada feita de extrato de raiz de confrei é eficaz no tratamento da dor lombar aguda ou superior.

Bom para osteoartrite

O confrei é útil também para o tratamento da osteoartirite (artrose), doença que causa desgaste da cartilagem articular.

Esse ensaio clínico em humanos comprovou a eficácia de formulações a base de confrei para tratar osteoartrite no joelho.

Trata entorses

Este estudo constatou a eficácia do extrato da raiz de confrei no tratamento de torção no tornozelo, ajudando a recuperar a mobilidade, por diminuir a dor e o inchaço.

Boa para a saúde da pele

As propriedades curativas do confrei também beneficiam a pele, graças à alantoína que age como hidratante, esfoliante natural e reparador, deixando a pele macia e renovada.

Ademais, os antioxidantes presentes no confrei protegem a pele da ação dos radicais livres, contribuindo para prevenir o seu envelhecimento e consequentemente o aparecimento de rugas.

Por essas propriedades, esta planta pode ser usada para aliviar irritações da pele, tratar erupções cutâneas, aliviar queimaduras solares e abrandar coceiras e alergias de picadas de insetos.

Reforça o sistema imunológico

A vitamina C, contida no confrei, estimula a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do sistema imunológico do corpo, aumentando a proteção imunológica e evitando infecções e contágios.

Potencial anticancerígeno

O confrei apresenta potencial anticancerígeno, graças à ação da vitamina C e outros antioxidantes, que ajudam na eliminação dos radicais livres, impedindo assim mutações celulares ou a degeneração das células boas.

Uso interno ou externo?

Tradicionalmente, o confrei era utilizado na forma de chá, entretanto, é necessário consultar um médico antes de consumi-lo pois seu uso é considerado inseguro pela Food and Drug Administration.

Isso porque o confrei contém alcalóides pirrolizidínicos, que são componentes químicos que apresentam toxicidade, e em excesso podem causar sérios danos hepáticos.

Contudo, essa pesquisa científica sinaliza que o confrei é menos perigoso para os seres humanos quanto às restrições atuais indicam.

Mesmo assim, recomenda-se o uso interno do confrei – através do chá, tintura, comprimido, suplemento e extrato – apenas mediante prescrição médica.

Para uso externo – em pomada, gel, creme, pasta, unguento e óleo – recomenda-se seu uso moderado.

Como dizia Paracelso, a diferença entre o veneno e o remédio está na dose.

Como usar o confrei

Algumas receitas boas para o uso do confrei, nós encontramos aqui. Estas são as indicações tradicionais, tanto de uso interno quanto externo.

As folhas de confrei podem ser usadas para fazer o chá. As folhas secas têm um teor de alcalóide pirrolizidínico (PA) muito menor do que as folhas frescas ou as raízes.

O uso interno, como dissemos, deve ser recomendado pelo médico pois, sua ingestão pode causar riscos ao fígado dado que a planta é altamente hepatotóxica (leia mais nas contraindicações abaixo). E ainda com prescrição, recomenda-se que o chá das folhas de confrei não seja usado a longo prazo.

O melhor mesmo é você sempre consultar um fitoterapeuta para seu tratamento específico pois, é preciso saber que as ervas também interagem entre si e, muitas vezes, com medicamentos de farmácia ou alimentos, alterando seus efeitos.

Para uso externo, compressas e pomadas de confrei podem ser usadas topicamente para facilitar a cicatrização de ossos e feridas. Mas é muito importante certificar-se de que as feridas estejam completamente limpas antes de aplicar o confrei (isso porque a ferida pode cicatrizar tão rapidamente, e fechar consigo quaisquer detritos deixados sobre ela).

Veja algumas formas de uso:

Alcoolatura

Misturar 1 parte de sumo das folhas de confrei em 5 partes de álcool. Aplicar sobre as partes afetadas.

Cataplasma

Faça usando 6 g de folhas amassadas ao ponto de virar pasta e aplique sobre o ferimento, várias vezes ao dia. Pode-se adicionar glicerina à pasta.

Emplastro

Esmagar as folhas de confrei em água morna e aplique sobre o ferimento 2 vezes ao dia. No caso de contusões e inchaços, coloque o emplastro dentro de um pano antes de aplicar.

Chá de confrei

Apenas para uso externo!!!

Use 2 colheres de chá da erva seca para cada litro de água. Leve tudo ao fogo e desligue assim que levantar fervura.

Retire do fogo, espere amornar e use apenas externamente para lavar feridas ou fazer compressas.

Compressa com chá de confrei

Use o chá para fazer compressas e aplicar na região afetada.

Suco fresco das folhas

Pode ser usado para tratar psoríase.

Extrato

Uso de 10-15% em cremes.

Óleo de confrei caseiro

Esse óleo pode ser feito em casa: basta encher um frasco limpo e seco, de preferência de vidro escuro, com cerca de 2/3 de folhas ou raizes secas de confrei e cobrir com um óleo vegetal, que pode ser de amêndoa, de girassol ou azeite de oliva.

Tampe o frasco e deixe o confrei infundir neste óleo por cerca de 3 a 6 semanas, em local protegido da luz e do calor, porém arejado. Agite pelo menos 1x ao dia.

Após esse processo, coe e use as folhas como adubo.

Depois de retirar as folhas, pode usar topicamente (uso externo).

Guarde em local ao abrigo da luz e calor.

Recomendação: antes de usar, teste passando um pouquinho na parte interna do antebraço e deixe por 24 horas, para ver se não apresenta sensibilidade (reação alérgica) aos componentes deste óleo infundido.

Contraindicações do confrei

O confrei tem seus efeitos negativos, no uso interno, que não são de se desprezar.

O uso prolongado de confrei, em chá ou cápsulas, pode ter efeito bastante tóxico no fígado e, inclusive, poderá facilitar o aparecimento de tumores.

Esta sua condição, deve-se presumivelmente ao fato de que o confrei tem a propriedade de incentivar a reprodução de células, fator bastante positivo quando se trata da cicatrização de tecidos sadios, porém, pode ser negativo caso existam células cancerígenas.

Mas o confrei não só afeta o fígado – segundo algumas fontes, o uso interno prolongado poderá afetar os brônquios e a bexiga também.

Portanto, embora esta planta seja maravilhosa, seu uso interno é indicado apenas mediante receita médica.

Talvez te interesse ler também:

EQUINACEA: USOS, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

VERBENAS – UMA FAMÍLIA DE ERVAS MEDICINAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...