Alta dose de Vitamina C mata células cancerígenas, revela estudo

Alta dose de Vitamina C mata células cancerígenas, revela estudo

A vitamina C faz um enorme bem para a nossa saúde. Já são conhecidos os seus benefícios para o combate a gripes e resfriados e, até mesmo, para o sistema cardiovascular. Mas foi descoberto um novo benefício dessa poderosa vitamina: o combate ao câncer.

Já era sabido que a vitamina C extermina as células cancerígenas, a partir de testes laboratoriais feitos com ratos. Entretanto, quando os testes eram feitos em humanos, a vitamina C não surtia o mesmo efeito.

Avanços da pesquisa

Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Iowa (EUA) parece ter resolvido esse problema. As pesquisas anteriores usavam uma administração oral de vitamina C, a qual acaba sendo regulada pelo sangue e expelida pelo organismos, independentemente da quantidade ingerida. A solução parece ser a aplicação intravenosa da vitamina, o que permite atingir concentrações de 100 a 500 vezes maiores.

Outro avanço da pesquisa é que uma dose alta de vitamina C mata as células com câncer, mas não afeta as células normais. Ademais, uma dosagem alta de vitamina C não traz danos para o corpo, como outras vitaminas costumam provocar.

Foto Iowa

De acordo com os cientistas, não é a vitamina C que mata as células cancerígenas, mas uma outra substância que é produzida quando ela se decompõe no sangue. Essa substância é o peróxido de hidrogênio, vulgarmente conhecido como água oxigenada, uma substância altamente corrosiva. A surpresa é que esse aspecto corrosivo do peróxido de hidrogênio atinge apenas as células cancerígenas, preservando as saudáveis.

A explicação para esse processo vem da enzima catalase, que é produzida em baixa quantidade pelas células cancerígenas. “Por isso, elas são muito menos eficientes em remover o peróxido de hidrogênio que as células normais. Assim, são muito mais susceptíveis ao dano e morte diante de uma grande quantidade da substância”, explica o oncologista Garry Buettner, condutor do estudo.

A Universidade de Iowa está fazendo testes com a vitamina C em quimioterapia e radioterapia contra os cânceres de pulmão e pâncreas.

Tomara que esses testes demonstrem a eficácia da vitamina C na cura contra o câncer.

Talvez te interesse ler também:

VITAMINA C PODE FAZER TÃO BEM QUANTO ATIVIDADES FÍSICAS

CAMU-CAMU: UMA BOMBA DE VITAMINA C

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *