Alta dose de Vitamina C mata células cancerígenas, revela estudo


A vitamina C faz um enorme bem para a nossa saúde. Já são conhecidos os seus benefícios para o combate a gripes e resfriados e, até mesmo, para o sistema cardiovascular. Mas foi descoberto um novo benefício dessa poderosa vitamina: o combate ao câncer.

Já era sabido que a vitamina C extermina as células cancerígenas, a partir de testes laboratoriais feitos com ratos. Entretanto, quando os testes eram feitos em humanos, a vitamina C não surtia o mesmo efeito.

Avanços da pesquisa

Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Iowa (EUA) parece ter resolvido esse problema. As pesquisas anteriores usavam uma administração oral de vitamina C, a qual acaba sendo regulada pelo sangue e expelida pelo organismos, independentemente da quantidade ingerida. A solução parece ser a aplicação intravenosa da vitamina, o que permite atingir concentrações de 100 a 500 vezes maiores.

Outro avanço da pesquisa é que uma dose alta de vitamina C mata as células com câncer, mas não afeta as células normais. Ademais, uma dosagem alta de vitamina C não traz danos para o corpo, como outras vitaminas costumam provocar.

Foto Iowa

De acordo com os cientistas, não é a vitamina C que mata as células cancerígenas, mas uma outra substância que é produzida quando ela se decompõe no sangue. Essa substância é o peróxido de hidrogênio, vulgarmente conhecido como água oxigenada, uma substância altamente corrosiva. A surpresa é que esse aspecto corrosivo do peróxido de hidrogênio atinge apenas as células cancerígenas, preservando as saudáveis.

A explicação para esse processo vem da enzima catalase, que é produzida em baixa quantidade pelas células cancerígenas. “Por isso, elas são muito menos eficientes em remover o peróxido de hidrogênio que as células normais. Assim, são muito mais susceptíveis ao dano e morte diante de uma grande quantidade da substância”, explica o oncologista Garry Buettner, condutor do estudo.

A Universidade de Iowa está fazendo testes com a vitamina C em quimioterapia e radioterapia contra os cânceres de pulmão e pâncreas.

Tomara que esses testes demonstrem a eficácia da vitamina C na cura contra o câncer.

Talvez te interesse ler também:

VITAMINA C PODE FAZER TÃO BEM QUANTO ATIVIDADES FÍSICAS

CAMU-CAMU: UMA BOMBA DE VITAMINA C

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...