Índice
No dia a dia, tanto mães quanto avós trazem, a todos nós, uma série de “conceitos medicinais” que, de tão simples, parecem engraçados. Mas será mesmo que esses remédios caseiros fazem efeito?
É claro que sempre precisamos levar em conta o fato de que não se tratam de cura para males sérios, mas sim, podem solucionar situações de saúde mais simples e corriqueiras, e até ajudar em uma emergência.
Então, com ingredientes que a maioria de nós tem em casa, criamos uma lista contendo algumas das mais interessantes opções de remédios caseiros.
Leia também:
Acompanhem:

O mel é conhecido por suas propriedades antibacterianas, que são capazes de eliminar bactérias, limpando machucados pequenos e feridas.
O mecanismo ocorre porque o mel rouba água de células bacterianas, combinando-a com açúcares de sua composição formando peróxido de hidrogênio, isso faz com que os microrganismos sejam eliminados pela desidratação;
Leia também:
E se o mel custar caro, aposte no açúcar, um ingrediente econômico que, segundo a própria ciência, funciona como desinfetante e cicatrizante:
Chá preto pode ser um ótimo recurso para suavizar o efeito de queimadura, quando se fica tempo demasiado sob o sol. Tal resultado é obtido pela ação dos taninos – elementos responsáveis pela tonalidade escura dessa bebida, reduzindo descamações e recuperando a pele.
Para máxima eficácia, basta preparar chá preto bem forte e, após ficar bem escuro, só aplicar o líquido em temperatura ambiente ou frio nas áreas mais sensibilizadas.
Outro remédio para a pele, para todos s quaisquer problemas de pele, é a babosa. A Aloe vera cura queimadura solar, picada de inseto e muito mais:

Um pé de alface contém, na área do talo, uma substância chamada lactucina; trata-se de uma espécie de calmante natural.
Para fazer o melhor uso dessa propriedade da verdura, proceda da seguinte maneira: em uma xícara de água fervente coloque uma colher de sopa do talo de alface picado, deixe abafado e descansando por 10 minutos e coe, bebendo o líquido três vezes, todos os dias.
Há um tipo de pimenta que é excelente para descongestionar pulmões: a pimenta-malagueta.
Para fazer com que seu efeito seja potencializado, faça esta mistura: com 3 unidades de pimentas-malaguetas secas, 1 cebola, 30 g de açúcar, 2 dentes de alho, 50 ml de sumo de limão, 50 ml de água e uma colher de chá de sal, deixe cozinhar em fogo baixo e depois consuma.
Riquíssimo em eugenol – bactericida natural – o óleo de cravo tem excelente efeito de minimização da dor de dente. Deve ser consumido com poucas gotas, misturadas a um quarto de colher de chá de azeite de oliva, em seguida, com um algodão, aplica-se a mistura e coloca sobre o local dolorido. Entretanto, muito cuidado: óleo de cravo não diluído pode queimar tecidos das mucosas orais.
Contra tosse e resfriado, a receita preferida da vovô é xarope de cebola com mel. Muito fácil de fazer é só deixar a cebola cortada em rodelas curar no mel por algumas horas.
Leia a receita completa aqui – > Receita de xarope de cebola e mel: contra tosse e resfriado
Mas tem muito mais:
Consulte nosso menu -> REMÉDIOS CASEIROS e USOS E BENEFÍCIOS e saiba muito mais.
E você, conhece mais alguma receita da época da vovó ou da mamãe? Compartilhe conosco!
Talvez te interesse ler também:
VOVÓ ECOLÓGICA: 10 DICAS DE SUSTENTABILIDADE QUE NOSSAS AVÓS USAVAM
10 BONS HÁBITOS QUE DEVEMOS APRENDER COM NOSSOS AVÓS
REMÉDIOS CASEIROS COM EFICÁCIA CIENTÍFICA COMPROVADA
Categorias: Remédios caseiros
Publicado em 09/01/2026 às 5:37 am [+]
Appreciate this comprehensive post on in-play video
feeds! Accessing real-time broadcasts during betting in-play provides significant edges.
I have subscribe to multiple sites that offer free live feeds for active holders.
Seeing the match as it happens permits me to assess flow way more accurately versus only following
statistics only.