Lava-louça: faça você mesmo o detergente para a máquina de lavar louças

Limpador de louças faça você mesmo

Economia e meio ambiente. A Lava-Louças economiza água e tempo, pois lava mais louças de uma só vez e mais rapidamente do que se fossem lavadas na pia, otimizando o uso d'água. Veja aqui uma receita de lava-louça feito com ácido cítrico, para deixar copos e louças mais brilhantes e sem causar danos ao meio ambiente, economizando mais este item da lista de compras, já que estes produtos costumam ser caros. O uso regular deste limpador caseiro evitará manchas ou o aspecto embaçado do vidro, dando-lhes um brilho cintilante.

O ácido cítrico é um valioso aliado na limpeza ecológica da casa e pode ser comprado em farmácia ou na internet. Procure por ácido cítrico anidro puro e certifique-se de que o produto é adequado para uso doméstico. O ácido cítrico é realmente um recurso multiuso que você pode usar não só para abrilhantar a louça mas também na limpeza da casa e como amaciante de roupas. Assim, a louça ficará brilhando e nós podemos reduzir o risco de poluição que causamos utilizando os produtos de limpeza.

Para preparar o ácido cítrico você vai precisar de:

  • 1 garrafa de 1 litro com marcação de medida
  • Uma vareta de vidro ou madeira
  • 1 balança eletrônica
  • 1 par de luvas
  • Um funil
  • 150 g de ácido cítrico
  • água

Ao manusear o ácido, use as luvas como precaução. Pese 150 gramas de ácido cítrico diretamente na garrafa com marcador, que você colocou na balança. Em seguida, despeje água até chegar na medida do litro. Agite-a com uma varinha e, com o auxílio de um funil, transfira a solução para um recipiente à sua escolha.

Seguindo o procedimento indicado, você obterá 1 litro de solução de ácido cítrico a 15 %. Para maior precisão, você pode substituir a água da torneira por água destilada. Para uso na máquina de lavar louça, junte um pouco do líquido no detergente normal, antes de operar o aparelho.

Mantenha o limpador caseiro em uma garrafa de vidro ou de plástico, mesmo aquela reutilizada do detergente que acabou. A solução pode ser mantida por um longo tempo, sem problemas. Se preferir preparar de vez em quando uma pequena quantidade do agente de lavagem, despeje em uma garrafa com marcador, 15 gramas de ácido cítrico, adicione água até chegar à marca de 100 mililitros e mexa. Seu abrilhantador para máquinas de lavar louça estará pronto para usar.

Leia também:

setaPRATOS AUTO-LAVÁVEIS PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA E DETERGENTES

setaRECICLE ÓLEO DE COZINHA FAZENDO SABÃO CASEIRO

setaTÁ ESTRESSADO? LAVA A LOUÇA QUE PASSA!

setaA ESPONJA DE LAVAR LOUÇAS É O OBJETO MAIS SUJO DA COZINHA?