Brasileiro inventa tubo de pasta de dente biodegradável para reduzir o uso do plástico

Brasileiro inventa tubo de pasta de dente biodegradável para reduzir o uso do plástico

Estamos em um período em que é preciso agir com rapidez e determinação para salvarmos a vida na Terra. Não precisamos de uma economia de baixo carbono pois é preciso radicalizar e zerar nossas emissões (como disse Greta Thunberg em Davos).

As consequências que estamos enfrentando por conta do aquecimento global são evidentes: incêndios, enchentes, aumento do nível do mar, perda da biodiversidade, poluição do solo, do ar e das águas…

Na luta contra todos esses fatores, uma das iniciativas que mais tem tomado força (até por exigência do consumidor) é a  redução do uso de embalagens.

Ainda bem que nos últimos anos essa alternativa vem sendo colocada em prática em vários produtos, e isso tem contribuído para torná-los mais sustentáveis graças ao uso de materiais biodegradáveis nas embalagens, ou até mesmo à eliminação do uso de embalagens, como no caso de produtos vendidos a granel, sejam alimentos sólidos ou cosméticos, por exemplo.

Mesmo com esses avanços, ainda existem produtos que permanecem difíceis de terem suas embalagens plásticas substituídas, como é o caso da pasta de dente.

Embora existam cremes dentais disponíveis em frascos de vidro, eles são bem poucos, difíceis de achar e de usar.

Pensando nisso, Allan Gomes realizou um trabalho acadêmico para a Universidade Federal de Minas Gerais, através do qual encontrou uma solução para essa problemática, desenvolvendo uma embalagem sustentável para o creme dental.

Ele se inspirou na embalagem atual da conhecida pasta de dente Colgate, a redesenhou de maneira mais moderna e, acima de tudo, a projetou para ser ecológica.

 

 

 

 

 

 

 

A nova embalagem consiste em um tubo planejado para ser confeccionado com materiais recicláveis e biodegradáveis, capazes de garantir a conservação do produto, durante o transporte e o armazenamento.

O tubo idealizado por Allan Gomes tem um formato feito para ser pendurado em vez de empilhado, evitando assim de amassar e estragar o frasco, além disso, a nova embalagem dispensa o uso de tintas químicas prejudiciais.

 

 

 

 

 

 

 

Graças a todas essas características do novo tubo, será possível resolver  problemas logísticos e ambientais associados à embalagens dos cremes dentais que existem no mercado, pois, até então, não existia essa nova alternativa que oferece uma embalagem sustentável e minimalista.

Uma solução eco-friendly (amigável ao meio-ambiente) para o desperdício de materiais e para a redução da poluição por plástico!

Realmente uma ótima ideia para as empresas implementarem nas embalagens de seus produtos! Vamos divulgar essa ideia?

Talvez te interesse ler também:

Os arquipélagos que declararam guerra aos protetores solares, pela paz da vida marinha

E se a xícara de café fosse comestível?

Aumenta o número de adeptos a não tomar banho diariamente, por causa ambiental

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *