Brasileiro inventa tubo de pasta de dente biodegradável para reduzir o uso do plástico


Estamos em um período em que é preciso agir com rapidez e determinação para salvarmos a vida na Terra. Não precisamos de uma economia de baixo carbono pois é preciso radicalizar e zerar nossas emissões (como disse Greta Thunberg em Davos).

As consequências que estamos enfrentando por conta do aquecimento global são evidentes: incêndios, enchentes, aumento do nível do mar, perda da biodiversidade, poluição do solo, do ar e das águas…

Na luta contra todos esses fatores, uma das iniciativas que mais tem tomado força (até por exigência do consumidor) é a  redução do uso de embalagens.

Ainda bem que nos últimos anos essa alternativa vem sendo colocada em prática em vários produtos, e isso tem contribuído para torná-los mais sustentáveis graças ao uso de materiais biodegradáveis nas embalagens, ou até mesmo à eliminação do uso de embalagens, como no caso de produtos vendidos a granel, sejam alimentos sólidos ou cosméticos, por exemplo.

Mesmo com esses avanços, ainda existem produtos que permanecem difíceis de terem suas embalagens plásticas substituídas, como é o caso da pasta de dente.

Embora existam cremes dentais disponíveis em frascos de vidro, eles são bem poucos, difíceis de achar e de usar.

Pensando nisso, Allan Gomes realizou um trabalho acadêmico para a Universidade Federal de Minas Gerais, através do qual encontrou uma solução para essa problemática, desenvolvendo uma embalagem sustentável para o creme dental.

Ele se inspirou na embalagem atual da conhecida pasta de dente Colgate, a redesenhou de maneira mais moderna e, acima de tudo, a projetou para ser ecológica.

 

 

 

 

 

 

 

A nova embalagem consiste em um tubo planejado para ser confeccionado com materiais recicláveis e biodegradáveis, capazes de garantir a conservação do produto, durante o transporte e o armazenamento.

O tubo idealizado por Allan Gomes tem um formato feito para ser pendurado em vez de empilhado, evitando assim de amassar e estragar o frasco, além disso, a nova embalagem dispensa o uso de tintas químicas prejudiciais.

 

 

 

 

 

 

 

Graças a todas essas características do novo tubo, será possível resolver  problemas logísticos e ambientais associados à embalagens dos cremes dentais que existem no mercado, pois, até então, não existia essa nova alternativa que oferece uma embalagem sustentável e minimalista.

Uma solução eco-friendly (amigável ao meio-ambiente) para o desperdício de materiais e para a redução da poluição por plástico!

Realmente uma ótima ideia para as empresas implementarem nas embalagens de seus produtos! Vamos divulgar essa ideia?

Talvez te interesse ler também:

Os arquipélagos que declararam guerra aos protetores solares, pela paz da vida marinha

E se a xícara de café fosse comestível?

Aumenta o número de adeptos a não tomar banho diariamente, por causa ambiental




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...