Minimalismo: o que é, benefícios e como praticar


Neste conteúdo será compartilhado práticas minimalistas, com base no respeito ao equilíbrio da vida, dos seres e da Natureza. Você já se perguntou para onde vão as embalagens dos produtos que consumimos e as sacolas plásticas que usamos? Já pararam para pensar qual a origem e o fim dos aparelhos eletrônicos, roupas, móveis, construções e transportes? Este conteúdo tem a finalidade de contribuir para sermos consumidores mais conscientes, dando prioridade à qualidade em vez da quantidade.

Para isso, precisamos reduzir ao máximo o lixo que produzimos, praticando o consumo consciente e reduzindo os efeitos negativos que a humanidade tem feito com os recursos naturais.

O Minimalismo é ma forma de contribuir para a preservação do nosso planeta, bem como a de todos os seus habitantes. Existem muitas formas e atitudes que podemos aplicar com essa finalidade.

Praticar o Minimalismo é optar por um estilo de vida mais simples e com mais sentido e propósito, buscando o essencial e eliminando o supérfluo. Para isso é necessário compreender que consumo é diferente de consumismo.

Viver o Minimalismo é desenvolver a consciência ambiental, praticar o consumo consciente e fazer escolhas sustentáveis, além de viver com mais equilíbrio e disciplina. No Minimalismo o menos é mais!

Saibam mais com o que vem a seguir:

A origem do Minimalismo

O Minimalismo surgiu como um movimento artístico nos anos 50 e ressurgiu na atualidade como um novo estilo de vida. Um estilo de vida baseado em uma forma simples e mais consciente de viver.

Dentro dessa postura, o Minimalismo traz muito atitudes, benefícios e realizações que contribuem para melhorar nossa vida no planeta.

A seguir serão apresentadas algumas maneiras de praticar o Minimalismo.

Atitudes Minimalistas

1. Desconectar para se reconectar consigo, com a Natureza e com a Vida

O fluxo incessante de informações através dos aparelhos eletrônicos e digitais, além de gerar gasto de energia elétrica, sobrecarrega nossa mente e abala nosso corpo com o sedentarismo provocado pelo uso excessivo da tecnologia. Por isso, ter momentos de reconexão conosco mesmo é uma forma de sair desse ciclo de gasto de energia, tanto de recursos ambientais, como de nós mesmos.

2. O excesso faz mal

Acumular coisas, além de gerar desordem e estagnação, acaba fazendo com que se viva para as coisas, em vez de usufruir delas. Se não usa mais, passe para frente! Deixar de acumular coisas, dá mais leveza à vida!

3. Use o dinheiro com consciência

O dinheiro é o veículo material que temos para cristalizar nossos propósitos. Ao esbanjá-lo, desequilibramos o fluxo de nossa existência. Compre o que necessita e não para ostentar.

4. Simplificar a existência é uma forma de ser Minimalista

Viver com qualidade e de forma inteligente é simplificar o que se vive. Complicação é reflexo de excessos e desorganização. Isso abrange desde coisas materiais até relacionamentos, quando se tornam nocivos.

5. Está funcionando e em bom estado, continue usando

Na era do descartável e do modelo última geração, as pessoas vivem trocando de aparelhos digitais, veículos e eletrodomésticos, mesmo sem necessidade, apenas para ter o modelo novo e não percebem que estão contribuindo com o desperdício, aumentando o uso dos recursos naturais e o , pois a fabricação desses produtos desencadeia esses efeitos.

6. Priorize s atividades que são importantes para sua vida

As pessoas vivem atoladas de ocupações e por conta disso perdem o contato consigo mesmas e com o que realmente importa para ser feliz. Excessos de compromissos, agenda cheia, falta de tempo, existência acelerada, pressa para tudo, deixando de respirar, se alimentar e dormir direito.

A chave para a felicidade é ter mais tempo para nós mesmos e se relacionar com mais consciência com os outros. É saber dizer não para o que nos desequilibra e desarmoniza. Lembrando que a existência não é só trabalhar, que precisamos ter contato conosco, com outros seres e com a Natureza, para sentirmos e captarmos a plenitude da vida.

Pontos-chaves do Minimalismo

Este infográfico do site Eu Organizado sintetiza bem os fundamentos do Minimalismo e ajuda a entender com mais facilidade esses princípios para colocá-lo em prática.

O objetivo do Minimalismo é nos ajudar a tirar do nosso dia a dia tudo aquilo nos deixa confusos, estressados, complicados, cansados e sobrecarregados e, o que é pior ainda, sem necessidade, pois ao priorizarmos o essencial é necessário que nossa vida fique mais simples.

minimalismo 2

Observação sobre o tópico 2.

Destralhe: Se algo não tiver conserto ou não possa servir para doar para outra pessoa, encaminhe para reaproveitamento ou reciclagem. Só jogue no lixo o que não possa ser reutilizado, reaproveitado ou reciclado.

Viver mais, com menos

O Minimalismo é a arte de saber se alinhar com o que é importante e fundamental. Acumular coisas e viver de aparência vai na contra-mão do Minimalismo. A vivência do Minimalismo se baseia em se libertar dos excessos, seja na áreas pessoal, material, profissional ou social, reduzindo agitação, problemas, gastos expectativas, consumismo, desperdício, bens e objetos, que só nos fazem esbanjar nosso tempo, deixando de viver o essencial, que é o faz o nosso coração vibrar!

O Minimalismo nos ajuda a viver em prol do que é prioritário, em busca de uma vida com mais desapego, lucidez, felicidade, satisfação e liberdade.

E por falar em prioritário como você está aproveitando o seu tempo?

Talvez te interesse ler também:

ESPINOSA E SEUS PRINCÍPIOS DE DESAPEGO, VIDA SIMPLES, DEUS E RELIGIÃO

PRATICANDO O DESAPEGO: HISTÓRIAS INSPIRADORAS DE PESSOAS QUE VIVEM COM POUCO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...