Celebridades assumem não tomar banho diariamente. O que você acha disso?


Pode parecer estranho para nós, brasileiros, ler que alguém não toma banho todos os dias. Na nossa cultura, banho é sagrado! Também é fácil entender por que somos tão adeptos aos banhos: no nosso país, faz calor a maior parte do ano.

Mas em outras partes do mundo é normal não se banhar todos os dias ou não usar sabonete quando se toma mais de um banho diário. Em uma entrevista, os atores Ashton Kutcher e Mila Kunis admitiram que apenas tomam banho quando há alguma “sujeira aparente” em seus corpos, além de não usarem sabão.

O casal famoso não é um único do time dos não adeptos ao banho diário e ao sabonete. Outro casal de atores, Dax Shepard e Kristen Bell, afirmam que seus filhos só tomam banho quando começam a feder.

Alguns especialistas veem essa prática como nociva ao nosso organismo, visto que a falta de higiene é uma porta de entrada para fungos e bactérias que podem se aproveitar de alguma ferida em nosso corpo, causando infecções.

O que dizem os especialistas

O dermatologista do Hospital do Servidor Público, Mario Cezar Pires, disse ao jornal Folha de S. Paulo que, apesar de a frequência do banho variar de acordo com a cultura de cada país, a recomendação é de que os banhos sejam diários e com o uso de sabonete, já que somente 65% da sujeira sai em um banho com água.

Outro especialista em pele consultado pela Folha, a dermatologista Regina Schechtman, explica que em países onde se faz mais frio pode-se optar por um banho a cada dois dias, mas nunca se deve ficar mais tempo do que isso sem se higienizar, “senão vamos ter um surto de piodermite, furúnculos e abcessos”.

O argumento das celebridades para evitar o banho diário com sabonetes é manter a hidratação natural da pele. Entretanto, o médico Tadeu Fernando Fernandes, da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que não há respaldo científico algum sobre isso, a não ser quando alguém toma banhos excessivamente, comprometendo a proteção natural da pele.

Que tipo de sabonete usar?

Com a pandemia do novo coronavírus, acendeu-se o debate sobre qual o melhor tipo de sabonete a ser usado no banho.

No Brasil, tradicionalmente usamos o sabonete em barra; na Europa e nos Estados Unidos é comum o uso do sabonete líquido. Nos últimos anos, tem-se popularizado o sabonete em barra ou sabonete sólido na Europa por ser mais amigável ao meio ambiente, já que sua embalagem não é plástica.

Embora alguns especialistas sugiram não compartilhar o sabonete em barra, o nível de contaminação por coronavírus é praticamente zero em tais casos. O que Pires recomenda é usar alguma substância com poder de limpeza, que nem precisa fazer espuma em abundância.

Para a Harvard, menos banho é mais!

Por outro lado, há quem defenda os males dos banhos diários. A Escola de Medicina de Harvard questiona a necessidade deles em um artigo no qual apresenta os impactos práticos do banho para a saúde. A pele normal e saudável mantém uma camada de óleo e um equilíbrio de bactérias “boas” e outros microorganismos. Removê-los com água quente pode provocar:

  • ressecamento, irritação e coceira na pele;
  • o ressecamento e as rachaduras na pele podem permitir que bactérias e alérgenos rompam a barreira natural de proteção da pele, permitindo que infecções cutâneas e reações alérgicas ocorram;
  • sabonetes antibacterianos podem matar bactérias normais, perturbando o equilíbrio dos microrganismos na pele e estimulando o surgimento de organismos mais resistentes e menos amigáveis, que são mais resistentes aos antibióticos.

Alguns pediatras e dermatologistas estadunidenses recomendam que crianças não tomem banhos diariamente para não reduzir a capacidade do seu sistema imunológico.

Uma alternativa para quem não quer deixar de tomar banho todos os dias mas, também, não quer correr o risco de perder suas “bactérias do bem” é focar em regiões do corpo onde se sua mais ou onde sujeiras se depositam mais.

Causa ambiental

A verdade é que aumenta o número de adeptos a não tomar banho diariamente, por causa ambiental. Isso porque, além da questão da saúde, tem-se desperdício de água e muita espuma indo ralo abaixo contaminando as águas. Sem falar na questão das embalagens, geralmente plásticas dos sabonetes líquidos.

Xampu sem água, desodorantes caseiros, deixar o próprio CC como perfume, deixar a pelagem nas axilas crescerem livres, assumir os cabelos brancos… Essas e outras modinhas parece que vieram para ficar, por um mundo menos arrumadinho, cheirosinho e perfeitinho, em busca de um estilo de vida mais natural.

O que você acha disso?

Talvez te interesse ler também:

Qual é a melhor hora para tomar banho? E com que frequência?

Tratamento antiestresse de 1 minuto, econômico e eficaz: banho de água fria!

Não consegue pegar no sono? Toma um banho quente!

Banho de floresta – uma prática curativa adotada pelos japoneses




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...