A moda é não lavar os cabelos!


Recentemente, Sophia Alckmin, filha do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, revelou, em uma entrevista feita no tradicional Baile de Carnaval Vogue, que entre seus cuidados para economizar água e lidar com a crise hídrica estão…não lavar os cabelos com frequência.

O hábito de não lavar os cabelos utilizando água, diariamente, já é uma prática entre diversas celebridades internacionais, tais como a atriz vencedora do Oscar, Gwyneth Paltrow e o ídolo da série Crepúsculo, Robert Pattinson.

No caso da atriz, a sua opção se deu pelo consumo regular que ela faz de doses de Vitamina C, o que controla a fabricação do sebo pelo couro cabeludo, fazendo com que a limpeza da área dure mais. Já para o ator, a questão é mesmo a de não se preocupar tanto com esse tipo de cuidado na higiene pessoal. Viver sem se importar com isso. Será mesmo?

Até mesmo o cabeleireiro norte-americano Bahman Karimzadeh, do qual havíamos falado antes, se pergunta se essa nossa mania por cabelos límpidos e frequentemente lavados é necessária e se, acima de tudo, faria bem à saúde dos cabelos.

Outra famosa que aderiu à moda chamada de ‘no-poo’ – ou sem-xampu – é a cantora Jessica Simpson que revelou, já há algum tempo, que apenas lava seus cabelos entre duas a três vezes por mês.

Achou inacreditável? Mas existe até o caso de uma mulher que já não lava os cabelos por cinco anos! E, segundo ela – que primeiro utilizou uma fórmula natural à base de vinagre, mas que agora não faz uso de qualquer produto para a limpeza de cabelos – o resultado é ótimo, com cabelos supersaudáveis!

Um dado interessante que Sophia Alckmin comentou é o de que ela faz uso de xampus a seco, capazes de promover limpeza do couro cabeludo sem usar água. Mas há uma série de opções naturais, que podem ser verdadeiras alternativas ao xampu, como por exemplo: bicabornato de sódio, suco de limão e até mesmo cerveja.

Porque outro ponto para pensarmos sobre o uso frequente dos xampus, e sua necessidade de grande volume d’água, é o de que eles poluem. Sua espuma vai para os esgotos que são despejados nos rios e mares, quase sem tratamento, contaminando grandes quantidades de água.

Então, ao que parece, a nova moda é: lavar menos os cabelos é mais!

E você? Quais são os seus hábitos de beleza em tempos de escassez de água e sustentabilidade? Conte para nós!

Talvez te interesse ler também:

5 QUESTÕES PARA PENSAR ANTES DE COMPRAR COSMÉTICOS

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...