Alocasia: gênero de plantas apaixonantes! Veja seu significado


As plantas do gênero Alocasia são nativas de florestas tropicais e possuem folhagens muito variadas, exóticas e ornamentais! Este conteúdo traz informações sobre como cultivar a apaixonante Alocasia e sobre os simbolismos relacionados a ela. Confira!

Origem

O gênero Alocasia pertence à família das Araceae, a mesma dos antúrios, filodendros, costela de Adão e lírios-da-paz.

As plantas desse gênero são nativas principalmente de várias regiões tropicais e subtropicais da Ásia e estão presentes em países como Índia, Sri Lanka, Malásia, Filipinas, Indonésia e outros países do Sudeste Asiático.

Essas plantas podem ser cultivadas em ambientes tropicais, com clima quente e alta temperatura.

No Brasil, é possível encontrá-las em regiões tropicais úmidas, como por exemplo, na Amazônia.

Existem aproximadamente 70 espécies diferentes de Alocasia.

Características

©Huy Phan/Pexels

©Huy Phan/Pexels

São herbáceas e perenes, possuem rizomas que podem chegar à altura de 1 metro e cujo diâmetro pode alcançar até 0,65 m. Suas folhas podem ser vistosas e grandes, suas inflorescências são discretas e lembram as do lírio-da-paz.

Uma particularidade desse gênero de plantas é que quando se encontram com excesso de água realizam a eliminação através folhas, por meio da gutação. Por isso, são conhecidas como “plantas que choram”.

Outra característica é que são plantas tóxicas, por isso, devem estar longe do alcance de crianças e pets.

Nomes populares das plantas do gênero Alocasia

A planta Alocasia é conhecida por diversos nomes populares, que variam de acordo com a espécie desse gênero, região em que é nativa e do contexto cultural onde se encontra.

Alguns de seu nomes populares são:

  • Orelha-de-elefante: devido ao formato das folhas que se assemelham às orelhas de elefante.
  • Taro: essa denominação é usada principalmente para a Alocasia esculenta, uma espécie comestível cultivada por suas raízes tuberosas.
  • Taioba é o nome comum dado à Alocasia macrorrhizos, uma espécie nativa do Brasil e muito utilizada na culinária regional.
  • Orelha-de-burro: nome utilizado em algumas regiões, em referência ao formato das folhas.
  • Orelha-de-máscara: nome dado à Alocasia amazonica devido ao padrão das folhas que se assemelham a uma máscara.

Condições necessária para o cultivo da Alocasia

Para cultivar Alocasia, são necessárias as seguintes condições:

Luz

As Alocasias gostam de boa iluminação solar, porém indireta, para não queimar suas folhas.

Temperatura

Essas plantas necessitam de temperaturas quentes e úmidas, entre 18°C ​​e 26°C. Não se dão bem com correntes de ar frio.

Rega

Mantenha o solo úmido, mas evite encharcar. Regue quando o topo do solo estiver seco ao toque. No entanto, deixe que o solo seque parcialmente entre as regas para evitar o apodrecimento das raízes.

Umidade

Apreciam alta umidade atmosférica.

Solo

Elas necessitam de solo bem drenado e rico em matéria orgânica. O solo ideal é constituído por uma mistura equilibrada de terra, areia e composto orgânico.

Fertilização

Nutra a planta mensalmente durante a primavera e o verão com um fertilizante balanceado.

Replantio

Se estiver em vaso, é recomendável transplantar a Alocasia para um maior quando suas raízes ficarem apertadas. Isso geralmente é necessário a cada dois anos.

Veja mais orientações de condições de cultivo no vídeo do Horto da Represa, no Tik Tok:

@hortodarepresa Você conhece elas? 😮 Essa espécie deve ser cultivada em ambiente com luz natural filtrada. Sendo uma ótima opção para dentro de casas e apartamentos. 😍 A adubação pode ser feita 1x por mês de forma orgânica ou de forma química. 🪴 Caso seja de forma química, indicamos aplicar na terra sem contato com as folhas e em seguida regar para as raízes absorverem os nutrientes. 💦 A reprodução pode ser feita por estaquias ou através do corte dos tubérculos separando as mudas. 💚 Agora conta pra gente, você já cultiva essa espécie? 👇😍 #planta #plantas #alocasia #alocasiaamazonica #alocasiablackvelvet #alocasiacucullata #alocasiaamazonica #alocasiazebrina #plantas #plantachora #paisagismo #jardinagem #jardinagememcasa #jardimemcasa #plantaparaapartamento #apartamentodecorado ♬ som original – Horto da Represa

Como propagar e plantar Alocasia

Para propagar e plantar Alocasia, siga as instruções abaixo:

Divisão da Planta

Você pode propagar a maioria das plantas de Alocasia por divisão de touceiras ou rizomas.

Faça essa tarefa na primavera, pois é uma época de crescimento das plantas.

Use uma espátula para cavar suavemente a planta para fora do jardim ou vaso e escolha touceiras de raízes que ficaram maiores, garantindo muitos rizomas para dividir.

Com tesouras ou podadores limpos, corte pedaços do rizoma subterrâneo e coloque-os separadamente em vasos compostos por terra e substrato a base de terra, areia e turfa.

Mantenha os vasos em local quente e úmido até o início do novo crescimento, geralmente após algumas semanas, quando as plantas estarão prontas e resistentes para serem plantadas em local definitivo.

Sementes

A propagação de sementes não é utilizada com frequência. Mas se você tiver uma planta madura que floresce e produz vagens, então pode extrair as sementes delas quando ficarem secas.

Após retirar as sementes das vagens, plante-as em solo com substrato.

Semeie as sementes na superfície do solo e as cubra com uma fina camada de substrato, mantendo o solo úmido, mas não encharcado, até que brotem.

Seja paciente, pois através desse processo pode levar anos para se tornarem plantas de tamanho normal com as características folhas enormes.

Simbolismo espiritual da planta Alocasia

A Alocasia é uma planta conhecida por suas folhas robustas e exuberantes, que possuem um simbolismo espiritual profundo em algumas tradições. Seu simbolismo pode variar de acordo com as culturas e as tradições místicas.

Seguem alguns significados associados à Alocasia:

Prosperidade

A Alocasia é frequentemente considerada um símbolo de abundância. Suas folhas grandes e verdes representam a fartura e o crescimento abundante. Ela pode ser colocada em espaços domésticos ou comerciais como um  talismã ou amuleto para atrair prosperidade e riqueza.

Proteção

Em algumas culturas, a Alocasia é vista como planta protetora. Acredita-se que ela tenha a capacidade de afastar energias negativas e maus espíritos. Colocar uma Alocasia em casa ou no local de trabalho é considerado uma maneira de promover proteção espiritual.

Transformação

A Alocasia e seu desenvolvimento pode simbolizar a transformação espiritual. Essa planta é vista como símbolo de evolução, crescimento e adaptação às mudanças da vida.

Conexão com a natureza

Ela pode representar uma conexão profunda com o meio natural. Ter uma Alocasia em casa pode servir como inspiração para maior ligação e responsabilidade com a natureza.

Alocasia desperta paixão

A ideia de fazer esse conteúdo foi inspirada na postagem da psicóloga e criadora do Portal Despertar, Flavia Melissa.

Nesta postagem, ela expõe sua admiração e paixão à Alocasia, fazendo uma reflexão humana e sensível sobre a importância de cultivarmos atitudes que nos trazem alegrias, como no caso dela, a de ter essa planta:

Como visto, cultivar uma apaixonante Alocasia pode trazer uma enorme satisfação e alegria!

Agora conta pra gente, você já conhecia esse incrível gênero de plantas?

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Viva Decora
  3. Casa & Jardim
  4. The Spruce
  5. Spiritual Desk
  6. Horta da Represa -Tik Tok
  7. Flavia Melissa

Conheça mais plantas maravilhosas para ter no jardim em:

Plantas Sagradas: O que são, quais são e os poderes que têm

As mais belas plantas para cultivar diretamente na água

Como plantar Eremurus: Plantas incríveis com espigões floridos enormes

15 Plantas que atraem dinheiro e prosperidade para sua vida

3 Plantas que reduzem em até 20% a poluição indoor

Plantas aeropônicas que nascem e crescem no ar é tendência na Itália




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...