Comer mais no café da manhã e menos no jantar não ajuda a emagrecer


A fórmula do emagrecimento? Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo. Será? Um estudo coloca em dúvida essa fórmula.Uma maior ingestão calórica em humanos pela manhã vem sendo defendida como a melhor estratégia para melhorar a perda de peso.

Logicamente, a ideia é a de ter o dia inteiro para “gastar”!

No entanto, os mecanismos pelos quais a hora da alimentação possa influenciar na perda de peso em humanos não estão claros.

Em um recente estudo cruzado randomizado, 30 indivíduos com obesidade/sobrepeso foram submetidos a duas dietas de 4 semanas com restrição calórica, mas isoenergéticas para perda de peso.

As dietas consistiam em alimentação mais calóricas pela manhã ou à noite (45%:35%:20% versus 20%:35 %:45% calorias no café da manhã, almoço e jantar, respectivamente).

O estudo não demonstrou diferenças no gasto energético diário total, ou na taxa metabólica de repouso relacionada ao tempo de distribuição de calorias, bem como nenhuma diferença na perda de peso.

Ou seja, o estudo recente refuta os anteriores que demonstraram haver diferenças na ingestão de calorias nas diferentes horas do dia para a perda de peso. Mas pode haver mudanças no apetite, o que poderia ter a ver com a perda de peso

Neste estudo, os participantes que consumiram café da manhã relataram uma fome significativamente menor. Assim, comer um bom e substancioso café da manhã pode ajudar na perda de peso por meio de uma maior supressão do apetite.

Contudo, mais estudos são necessários para explorar os efeitos do horário das refeições em vários grupos populacionais e com maior manipulação do horário das refeições.

Por enquanto, como a hora que quiser. Cada um tem seu metabolismo e suas preferências. Não existem fórmulas mágicas para perder peso, e menos ainda fórmulas que funcionem para todos.

Fontes:

  1. Science direct

Talvez te interesse ler também:

O que comer antes de dormir? Sugestões para quem gosta de fazer a ceia

Café da manhã saudável: 10 opções gostosas e fáceis

Estas 3 Simples Mudanças irão Melhorar a Saúde do seu Coração




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...