Fósforo: Benefícios, Alimentos e Sintomas da sua Deficiência no Organismo


Não é à toa que ele é tão abudante no organismo: o corpo humano precisa muito dele. Seja auxiliando no processo celular ou até mesmo na formação molecular do DNA, o fosfóro é um item que não pode faltar na alimentação de ninguém. Sua ausência é sentida no organismo de modo bastante expressivo: são muitas as doenças causadas pela falta de fósforo, algumas delas bastante graves. E não é tão dificil incluí-lo no cardápio, diversos alimentos possuem esse importante nutriente. Saiba agora tudo sobre ele.

O que é fósforo

O fósforo é um mineral essencial para o funcionamento do corpo humano. É o segundo mais abundante no organismo, só ficando atrás do cálcio. Ele é o único macronutriente que não existe na atmosfera, com exceção da forma sólida encontrada nas rochas.

Está presente nos vegetais, principalmente por que eles absorvem esse mineral, e também faz parte e é transportado pelas correntes de água, por esse motivo diversos peixes e frutos do mar contêm fosfóro em sua composição.

Dentro do organismo, o fósforo trabalha em conjunto com o cálcio para fortalecer ossos e dentes, e ajuda também na formação de diversas proteínas, da proteção muscular, do correto trabalho dos rins, coração, cérebro, entre tantos outros benefícios.

A importância do fósforo – benefícios

O fósforo é um elemento essencial em diversos processos bioquímicos. Conheça alguns deles:

Ajuda na formação e proteção óssea

O fósforo, assim como o cálcio, é um importante elemento na formação e fortalecimento dos ossos e dentes, atuando na prevenção de diversas doenças, como osteoporose e raquitismo;

Atua na produção de DNA e RNA

O fósforo compõe as estruturas moleculares do DNA e RNA, responsáveis por todo o código genético;

É bom para os músculos

Este mineral atua também na contração muscular, reduzindo a fadiga, quando os músculos precisam trabalhar mais fortemente;

Auxilia na formação de proteínas

O fósforo também faz parte do processo de criação das proteínas do corpo e atua potencializando a capacidade do organismo de absorver corretamente uma série de nutrientes, como os carboidratos;

É bom para os rins

Um dos trabalhos mais importantes exercidos pelo rim é a capacidade de filtrar corretamente as impurezas. Nesse sentido, o fósforo é essencial, pois auxilia nesse processo, equilibrando o organismo e eliminando as toxinas;

Ajuda na digestão

O mineral é importante para o sistema digestivo, pois facilita as reações químicas necessárias e absorção de nutrientes, evitando assim doenças como prisão de ventre, diarreia, entre outras;

Mantém o cérebro saudável

Por participar de uma série de funções, o fosfóro é importante também para manutenção de um bom desenvolvimento cognitivo e correta condução dos impulsos nervoso;

É bom para o coração

O fósforo ajuda ainda no controle dos batimentos cardíacos e tem aspecto protetivo da saúde cardíaca;

Atua no equilíbrio hormonal

Por trabalhar conjuntamente com o sistema endócrino, o fósforo também ajuda a manter os hormônios devidamente equilibrados;

Ajuda na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento

A falta de fósforo no organismo pode facilitar a ocorrência de uma série de erfermidades, como osteoporose, a artrite, artrose, entre outras.

Sintomas da deficiência de fósforo

O corpo dá diversos sinais de que existe uma falta importante de nutrientes. No caso do fósforo, entre os sintomas mais comuns dessa deficiência, estão:

  • Maior ocorrência de problemas ósseos e fraturas;
  • Dores nas articulações;
  • Sensação de dormência e/ou tremores;
  • Falta de apetite;
  • Dores nas articulações;
  • Problemas de crescimento;
  • Cabelos e unhas quebradiços;
  • Diminuição da libido;
  • Taquicardia;
  • Problemas de memória;
  • Irritabilidade ou ansiedade;
  • Fadiga e cansaço;
  • Propensão maior à doenças, como osteoporose, artrose e artrite.

Fontes alimentícias: os alimentos que mais contêm fósforo

A necessidade orgânica de fósforo é de cerca de 700 mg por dia. Por isso vale a pena investir em alimentos ricos nesse nutriente.

Existem muitos deles que possuem boas quantidades desse importante mineral. Entre eles, é possível citar as

Dado que a lista é extensa, uma dieta balanceada deve ser o suficiente para suprir as necessidades diárias de fósforo. Consulte um nutricionista antes de pensar em comprar suplementos.

Procure um especialista, excesso de fósforo faz mal

Como visto, o fósforo desempenha funções importantes no organismo é é de suma importância para manter a saúde em dia. No entanto, é preciso procurar um especialista, para que ele faça a avaliação correta, pois os sintomas da deficiência desse nutriente são similares, muitas vezes, a uma série de outras doenças.

É importante também ficar alerta e evitar comprar, por conta própria, suplementos ou medicamentos para fazer essa reposição, pois o excesso de fósforo também é prejudicial.

Somente um médico, nutricionista, ou um especialista em saúde podem receitar suplementação ou dieta, com base em uma consulta especializada.

Leia mais sobre Alimentação e Saúde:

MAGNÉSIO – QUANDO É DEFICIENTE O QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO?

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

OS 7 MITOS MÉDICOS – COLESTEROL, GORDURAS, SAL, CÁLCIO, FLÚOR E A SUA SAÚDE




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...