20 gramas de nozes por dia fazem bem ao coração, combate o câncer e outras doenças

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Que tal adicionar nozes na tua dieta para ter uma saúde de ferro? Cerca de 20 gramas por dia traz uma série de benefícios para o coração além de prevenir câncer e afastar o risco de morte prematura.

Já se sabia que as nozes, por ser uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais para a saúde do coração e da circulação, são verdadeiras aliadas da boa saúde. Mas agora uma pesquisa feita pela Imperial College London e pela Norwegian University of Science and Technology, publicada na BMC Medicine, confirma ainda mais tais benefícios.

O Estudo

Os pesquisadores realizaram uma meta-análise que analisou 29 estudos internacionais envolvendo até 819 mil pessoas incluindo mais de 12 mil casos de doenças coronárias, 9 mil casos de AVC, 18 mil casos de doenças cardiovasculares e câncer, e mais de 85 mil mortes.

Levando em conta variações relacionadas às diferenças de gênero, fatores de risco e origem geográfica, o estudo demonstrou que 20 gramas por dia de nozes, avelãs ou amendoins podem reduzir o risco de doença cardíaca em quase 30%, o risco de câncer em 15% e em 22% o risco de morte prematura.

Além disso, o consumo diário destas frutas secas também seria capaz de reduzir o risco de diabetes e de doenças respiratórias.

Quais nozes escolher?

O estudo examinou diferentes variedades de frutas secas como, nozes-comuns (Juglans regia), avelãs, noz-pecã (Carya illinoensis) e amendoins. A noz-pecã e a noz-simples são ricas em magnésio, fibras, gorduras poli-insaturadas e antioxidantes que têm o poder de contrariar o chamado estresse oxidativo, uma condição causada pela produção excessiva de radicais livres que podem, por exemplo, aumentar o risco de câncer.

Que tal aproveitar o mês de dezembro para comprar frutas secas? Nós quase que só nos lembramos delas nesta época do ano onde os supermercados ficam cheios de nozes, tâmaras, amêndoas, etc. Passando o Natal então, vai tudo em promoção.

Leia mais: ALIMENTOS DA ESTAÇÃO: DEZEMBRO DE NOZES, PISTACHES, CASTANHAS E MUITO MAIS

Mas então basta comer um pouco de nozes para estar em boa saúde?

Não!

Por um lado, é verdade que o consumo de frutos de casca rija está cientificamente associado a uma baixa incidência de muitas doenças, mas isso não significa que devemos considerar nozes e amendoins como um elixir da boa saúde, que nos permita seguir uma dieta desequilibrada e uma vida desregrada de fumo, álcool e sedentarismo.

A adição de nozes, avelãs, amêndoas, amendoins faz sim, muito bem, mas não faz milagres.

O segredo para a boa saúde continua sendo sempre o mesmo: uma dieta variada e equilibrada, um estilo de vida saudável, sono restaurador, menos estresse e muita alegria! No fundo no fundo, uma coisa puxa a outra 🙂

Leia mais sobre alimentação e saúde:

PEIXE FAZ BEM? CONHEÇA AS ESPÉCIES MAIS SAUDÁVEIS

RÚCULA: OS INCRÍVEIS BENEFÍCIOS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA

GOJI BERRY: TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE O FRUTO DA VIDA E DA LONGEVIDADE!

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook