Tortinha de arroz com cúrcuma e manjericão

Tortinha de arroz com cúrcuma e manjericão

Cúrcuma é uma especiaria com muitas propriedades curativas. Seus efeitos benéficos são cada vez mais objeto de interesse por parte da ciência. A medicina natural recomenda combinar cúrcuma com pimenta-do-reino para assegurar o seu benefício sobre o organismo.

Nesta receita estão estes dois ingredientes juntos com manjericão fresco. Saiba como preparar esta delícia.

Ingredientes

Para 4 tortinhas:

200g de arroz

150 gramas de batatas (1 batata média)

750 ml de água

8 folhas de manjericão fresco

2 colheres de sopa de salsinha fresca ou seca

1 pitada de pimenta-do-reino

1 pitada de páprica forte

1 pitada de curry em pó

1 pitada de sal

½ colher de chá de cúrcuma

azeite extra-virgem

sementes de papoula

farinha de rosca

Preparação

Para preparar as tortinhas você vai precisar de 4 forminhas que possam ir ao forno, com um diâmetro de cerca de 8 cm. Alternativamente, você pode usar um molde retangular de tamanho médio (por exemplo, uma assadeira para bolo) e depois dividir a torta em 4-6 porções quadradas.

Comece por preparar a torta cozinhando o arroz. Leve a água para ferver com uma pitada grande de sal grosso. Despeje o arroz na panela junto com meia colher de chá de cúrcuma em pó, uma pitada de pimenta-do-reino e uma pitada de curry em pó.

Cozinhe o arroz até absorver toda a água, cerca de 15-20 minutos, verifique o tempo de cozimento no pacote. Pode mexer o arroz de vez em quando. Enquanto o arroz ferve, cozinhe a batata separadamente.

Quando o arroz estiver pronto, adicione um fio de azeite extra-virgem, a páprica e as batatas, misturando tudo. Finalmente, coloque o manjericão fresco picado, a salsinha e adicione tudo ao arroz. Deixe esfriar e prepare as forminhas ou assadeira, untando-as com azeite e depois salpicando farinha de rosca em cima.

Com a ajuda de uma colher ou espátula, coloque a mistura deixando-a bem compactada sobre as formas e regue um outro fio de azeite em cima das tortinhas, jogando mais um pouco de farinha de rosca com as sementes de papoula para decorar. Cozinhe em forno a 180°C por 20-25 minutos, até que a superfície fique dourada.

Deixe esfriar um pouco antes de desenformar, dê o toque final com uma folhinha de manjericão e sirva. Bom apetite!