Alimentação

O leite faz bem à saúde?

  • por Daia Florios

leite

O leite sempre foi considerado um alimento saudável e fundamental na nossa dieta; indispensável para o crescimento das crianças e para o fortalecimentos dos ossos nos adultos, graças ao calcio e a outros nutrientes nele contidos. Nos últimos anos porém estes benefícios vêm sendo questionados, principalmente depois do sucesso do livro The China Study.

Você precisa mesmo tomar suplementos?

suplementos

Muitas pessoas, em busca de saúde e boa forma, fazem uso constante de suplementos vitamínicos, crendo que isso poderá prevenir doenças e trazer diversos benefícios. O que as pessoas não sabem é que esta crença está ultrapassada, pois se baseia em estudos feitos há mais de quatro décadas pelo químico Linus Pauling, Nobel de Química. Em seu livro, Vitamin C and the Common Cold – ou Vitamina C e a Gripe Comum, em livre tradução – sua orientação era a de que, para evitar gripes, o indivíduo deveria tomar grande quantidade de vitamina C – cerca de 50 vezes mais que o recomendado pela OMS.

Gordura saturada pode não ser a maior vilã da saúde

Gordura saturada

Faz parte de um consenso científico a ideia de que a gordura trans – encontrada em lanches de fast food, carnes, biscoitos industrializados, margarinas, queijos e muitos outros alimentos – está relacionada ao aparecimento de doenças cardíacas. O mantra de que a gordura saturada precisa ser eliminada da alimentação, para a prevenção de tais doenças dominou a publicidade e alguns manuais de saúde por quase 40 anos. Entretanto, a verdade é que, atualmente, as evidências científicas mostram, paradoxalmente, que tal “recomendação médica” gerou um aumento nos riscos cardiovasculares.

As 5 leguminosas MAIS SAUDÁVEIS do Planeta

leguminosas mais saudáveis
  • por Daia Florios

As leguminosas são uma preciosa fonte de proteína e sais minerais como o ferro e o cálcio. Junto com os cereais integrais formam um prato completo pois contêm todos os aminoácidos necessários para o correto funcionamento do nosso organismo. São um alimento que por muito tempo foi considerado pobre, mas finalmente chegou o momento de redescobri-lo.

10 alimentos que é melhor não comprar

  • por Daia Florios
alimentos não comprar

As nossas escolhas alimentares podem afetar a nossa saúde e ter efeitos positivos ou negativos sobre o meio ambiente em que vivemos. Entre escândalos alimentares, contaminação devida aos poluentes e abuso de agrotóxicos, como se orientar quando você está prestes a comprar a comida que será servida na sua mesa? Entre as prateleiras dos supermercados comuns, se escondem alimentos bem pouco recomendáveis. Aqui estão 10 deles.

O açúcar é considerado o novo tabaco. Deveríamos reduzir seu consumo em até 30%

  • por Daia Florios

açúcar como o tabaco

A consciência alimentar nos leva muitas vezes a “tristes descobertas", como aquela já bem conhecida de que o consumo excessivo de açúcar está ligado ao aparecimento de diversas doenças, incluindo a obesidade e a diabetes. Muitos de nós nos sentimos seguros diminuindo seu consumo, não adoçando o café ou cortando as bebidas doces do cardápio. Mas a realidade é diferente: o açúcar está escondido em muitos alimentos e bebidas, e não apenas nos doces e refrigerantes como costumamos pensar.

5 dicas para eliminar o agrotóxico das frutas e verduras

eliminar o agrotóxico das frutas e verduras
  • por Daia Florios

Lavar bem as frutas e verduras é suficiente para eliminar os resíduos de agrotóxicos? Com certeza lavá-las é válido para remover, em parte, os resíduos de substâncias indesejadas. Mas como não podemos saber com precisão a quantidade de resíduos de agrotóxicos ou de germes e bactérias que podem ser eliminados somente com a lavagem, vale a pena ver aqui algumas dicas que selecionamos sobre o tema.