Café de Chicória: Uma Bebida Rústica Transformada em Elixir Moderno


O café de chicória é uma alternativa interessante à bebida matinal tradicional, fundindo um passado rústico com a modernidade de escolhas saudáveis. Obtido da infusão da raiz de chicória torrada, este “café” carrega uma história fascinante, propriedades benéficas notáveis, e uma identidade culinária própria, especialmente entrelaçada com a cultura de Nova Orleans.

Raízes Históricas

Apesar do nome, o café de chicória não deriva do grão de café, mas sim da raiz da planta Cichorium intybus, uma herbácea pertencente à família Asteraceae. Sua história é tão rica quanto seu sabor; originou-se na Europa como uma necessidade durante o bloqueio econômico da era napoleônica, quando o café verdadeiro se tornou escasso. A França, particularmente, adotou essa alternativa, que mais tarde cruzou o Atlântico até se tornar um emblema culinário da cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Composição e Benefícios

A chicória é notável não apenas por sua adaptabilidade como substituto do café, mas também por sua riqueza em componentes fitoterápicos. Suas raízes e folhas contêm uma miríade de substâncias benéficas, como lactonas sesquiterpênicas, polifenóis, ácidos orgânicos, hidroxicumarinas e fibras solúveis como a inulina.

Essa composição confere ao café de chicória uma série de propriedades aperitivas, digestivas, diuréticas e prebióticas. Os benefícios mais destacados incluem seu papel na estimulação do apetite, na melhoria da digestão, na promoção da função biliar e na regulação da função intestinal. Além disso, por ser livre de cafeína, o café de chicória apresenta-se como uma alternativa excelente para aqueles que buscam reduzir o consumo dessa substância sem sacrificar o ritual do café.

Utilização e Efeitos Terapêuticos

O café de chicória transcende o simples prazer de degustação, incorporando-se como um elemento fitoterápico em diversas circunstâncias. Além de ser uma opção livre de cafeína, é valorizado por suas propriedades que estimulam o apetite, melhoram a digestão, atuam como diurético e possuem efeitos benéficos sobre o trato gastrointestinal. Contudo, é importante notar que, enquanto a inulina da chicória oferece benefícios prebióticos, sua concentração no café resultante da infusão pode ser baixa, o que modula os efeitos esperados nesta bebida.

Considerações e Cautelas

Apesar de seus muitos benefícios, o café de chicória deve ser consumido com consideração pelas suas contra-indicações. Indivíduos com sensibilidade a Asteraceae, ou aqueles com condições como gastrite, úlceras, ou refluxo gastroesofágico, podem precisar moderar ou evitar seu consumo. Ademais, seu efeito estimulante em potencial nas contrações uterinas sugere uma abordagem cautelosa durante a gravidez.

Mais do que uma simples alternativa ao café

O café de chicória é mais do que uma simples alternativa ao café tradicional; é uma bebida com um perfil rico em história, cultura e benefícios terapêuticos. Sua adoção em lugares como Nova Orleans reflete não apenas uma herança culinária, mas também um reconhecimento das propriedades únicas que essa raiz oferece. Ao escolher o café de chicória, adentramos em uma tradição que celebra tanto a necessidade quanto a inovação, proporcionando ao corpo uma gama de benefícios nutritivos e terapêuticos.

Fonte: My Personal Trainer 

Talvez te interesse ler também:

Chicória ou almeirão: propriedades, usos e benefícios

25 maneiras de tomar café e variar a bebida mais amada do Brasil

Kopi Luwak: O Café mais Caro do Mundo, Feito de Fezes de Animal




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...