O microondas faz mal à saúde?

microondas faz mal

Quem se lembra da época em que não existia o forno de microondas? Sem esta conveniência até mesmo refeições prontas tinham que ser aquecidas no forno – demorava uns 15 minutos. Mas daí a ciência e a tecnologia modernas nos trouxeram o forno de microondas, que pode aquecer a comida rapidamente – em 30 segundos ou alguns minutos.

Chegou-se a falar que cozinhar no microondas conservaria os nutrientes dos alimentos. Mas de alguma forma, percebemos que os alimentos que saem o micro-ondas têm algo diferente. A textura e o sabor não são os mesmos. Os alimentos preparados ou aquecidos no microondas ficam emborrachados e perdem aqueles aromas e sabores que vêm de alimentos cozidos ou assados mais lentamente, por um tempo mais longo.

Apesar disso, as pessoas compraram a conveniência, a velocidade, a facilidade de aquecer e comer alimentos pré-preparados. A ciência, patrocinada pela indústria alimentícia, continuou a afirmar os benefícios de cozinhar no micro-ondas. Recentemente, dados publicados de fontes confiáveis questionam os benefícios da comida de microondas.

Isso significa que uma ocasional refeição preparada no microondas seria prejudicial? Provavelmente não. Mas e quanto a uma dieta regular baseada em alimentos preparados a tão altas temperaturas? Será que os compostos delicados que existem nos alimentos, tais como aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e fitonutrientes se transformam? Aparentemente, sim! Veja a seguir literatura científica que tem apontado que o empobrecimento do solo, alimentos e saúde é um resultado da agricultura moderna, alimentos processados, preparação de alimentos no micro-ondas e falta de alimentos frescos, naturais, crus, orgânicos e integrais.

Um estudo escandinavo realizado em 1999 sobre o cozimento de aspargos indicou que sua preparação no micro-ondas causou redução de vitaminas.

Num estudo sobre alho, 60 segundos de aquecimento no micro-ondas era suficiente para desativar a aliinase, o princípio ativo do alho utilizado contra o câncer.

Um estudo publicado em novembro de 2003 concluiu que o brócolis refogado no micro-ondas com pouca água perdeu até 97% dos antioxidantes benéficos. Comparativamente, brócolis cozido no vapor perdeu no máximo 11% dos antioxidantes. Também houve redução nos níveis de compostos fenólicos e glucosinolatos, mas os níveis de sais minerais permaneceram intactos.

Um estudo australiano de 2008 mostrou que microondas causam um grau maior de desnaturação de proteínas que o aquecimento convencional.

Aquecimento no microondas pode destruir os agentes essenciais de combate de doenças que existe no leite materno. Em 1992, Quan descobriu que o leite materno aquecido no microondas perdeu atividade lisoenzimática, anticorpos, e promoveu o crescimento de bactérias potencialmente mais patogênicas. Quan afirmou que o dano maior era feito ao leite aquecido no micro-ondas quando comparado a outros métodos, concluindo:

“Aparentemente, o uso do micro-ondas é contraindicado a temperaturas altas, e questões quanto a sua segurança existem até em baixas temperaturas.”

Desnecessário dizer, não é recomendável cozinhar alimentos no microondas, apesar de que aquecer ligeiramente o que sobrou do almoço provavelmente não causará os mesmos problemas ilustrados acima. Adicionalmente, aquecer comidas gordurosas em recipientes de plástico pode causar a liberação de dioxinas (compostos sabidamente carcinogênicos) e outras toxinas nos alimentos.

As substâncias liberadas incluem politereftalato de etileno (PET), benzeno, tolueno e xileno.

Além disso, o aquecimento no microondas cria novos compostos que não são encontrados nos seres humanos ou na natureza, conhecidos como compostos radiolíticos. Ainda não sabemos qual o efeito dessas substâncias no corpo humano, mas se sabe que não promovem a saúde.

Comer frutas e verduras frescos, crus, ou aquecidas apenas o necessário, além de castanhas, sementes, ervas e temperos pode ser a base de uma alimentação mais saudável. Em relação a grãos integrais e legumes, é recomendável cozinhá-los no fogão apenas até ficarem macios.

Laticínios, como o queijo de leite cru, são mais nutritivos quando não passam pelo aquecimento. Queijo de leite cru orgânico fica melhor quando adicionado a saladas ou grãos, legumes e verduras mornos, sem aquecer muito o prato, pois preserva seus nutrientes.

Maiores referências aos estudos mencionados podem ser encontradas aqui.

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