O chocolate previne a formação de placas e a cárie dentária

chocolate previne a formação de placas e a cárie dentária

Hoje desmascaramos outro mito relativo ao chocolate: o de que eles podem ser prejudiciais para a saúde dos dentes. Especialistas do XXI Congresso Nacional do Colégio Nacional de Professores Universitários de Odontologia,na Itália, chegaram à conclusão que o chocolate previne a formação de placas e a cárie dentária; é um grande aliado dos dentes e do sorriso, pois pode prevenir a cárie dentária e a perda do esmalte.

De acordo com os especialistas, embora o chocolate contenha açúcar (inimigo número 1 dos dentes), as substâncias antibacterianas que são encontradas no chocolate são capazes de combater e adiar a proliferação bacteriana nos dentes. Assim explicou a Dra. Antonella Polimeni, presidente do Colégio Nacional de Professores Universitários de Odontologia: "O cacau contém agentes antibacterianos naturais que impedem os Streptococcus mutans de produzirem glucano, uma substância pegajosa que ajuda as bactérias a grudarem nos dentes, para formarem a placa bacteriana e criarem as condições ideais para que os açúcares, sejam transformados nos ácidos que corroem o esmalte dos dentes."

O chocolate que estamos falando é aquele que contém 80% cacau, alertam os especialistas, e só é bom se não for ingerido com doces ricos em açúcar e carboidratos. Então, tendo em vista a Páscoa chegando, prefiram os chocolates amargos para aproveitar seus efeitos benéficos sobre os dentes, esquecendo as outras guloseimas.

A dieta para o sorriso, de acordo com especialistas, incluiria, surpresa! até mesmo o café, o vinho e o queijo. Depois, há alimentos que fazem efeito "escova", como mirtilos ricos em substâncias antibacterianas que retardam a formação da placa, iogurte, cogumelos, chicória, vegetais crus em geral, além das já conhecidas maçã e cenoura cruas.

Feliz páscoa!

Leia também:

seta9 MULTINACIONAIS DO CHOCOLATE QUE EXPLORAM CRIANÇAS

seta

O CHOCOLATE AJUDA A EMAGRECER: A NOTÍCIA QUE TODOS ESPERAVAM

Fonte foto: freeimages.com