Gordon Shepherd: O Criador da Neurogastronomia e a Descoberta do Verdadeiro Sabor


A culinária é uma arte que vai muito além de equipamentos de cozinha de última geração ou ingredientes exóticos; a culinária é um conjunto de sentidos. O neurocientista Gordon Shepherd descobriu como traduzimos o tamanho e a configuração das moléculas voláteis em significado qualitativo, ou seja, da bioquímica para a sensação de gostoso.

Sabe aquele ditado que diz que a gente come com os olhos? Pois ele é verdadeiro, cientificamente verdadeiro. “A gente não quer só comida, a gente quer a vida como a vida quer”. A gente come com a visão, com a audição, o olfato, o tato e é claro, com o paladar!

Gordon M. Shepherd é um renomado neurocientista cujo trabalho revolucionou nosso entendimento sobre a relação entre o cérebro e a percepção do sabor. Sua contribuição mais significativa para o campo é a introdução do termo “neurogastronomia”, que descreve a interseção entre a neurociência e a culinária.

Neste artigo, exploraremos a vida, as descobertas e as realizações de Gordon M. Shepherd, examinando seu impacto no mundo da ciência e da gastronomia.

Biografia

Gordon Murray Shepherd, (21 julho 1933 – 9 junho 2022), foi um renomado neurocientista americano. Conhecido por seu brilhantismo e senso de humor, Shepherd era um acadêmico cujos interesses se estendiam muito além de sua paixão primária – a ciência – para incluir arte, poesia, ópera e história. Ele se formou na Universidade Estadual de Iowa em 1955 e obteve seu MD na Harvard em 1959, seguido por um PhD na Universidade de Oxford em 1962.

Contribuição para a Neurociência

Shepherd dedicou mais de 50 anos de pesquisa à neurociência, explorando a fisiologia e neurocircuitos da percepção do sabor. Seus estudos sobre o sistema olfativo e gustativo levaram a uma compreensão mais profunda dos mecanismos neurais envolvidos na detecção de sabor.

Criação da Neurogastronomia

Em seu livro inovador intitulado “Neurogastronomy: How the Brain Creates Flavor and Why It Matters” (Neurogastronomia: Como o Cérebro Cria Sabor e Por que Isso Importa), publicado em 2012, Shepherd destila décadas de pesquisa e conhecimento coletivo para melhorar nossa compreensão do sabor. Ele descreve em detalhes convincentes a fisiologia e os circuitos neurais envolvidos na alimentação, introduzindo a ciência por trás da percepção do sabor e fornecendo vislumbres de figuras acadêmicas e culinárias passadas e presentes.

Pesquisa e Descobertas

Shepherd explica que o sabor é uma percepção multi-modal, com outros sentidos também desempenhando um papel importante. Ele discute a importância da textura dos alimentos e do som na apreciação dos sabores, destacando a interconexão entre nossos sentidos e nossa experiência culinária.

Ensino e Legado

Além de sua pesquisa inovadora, Shepherd era um educador dedicado que inspirou inúmeras gerações de cientistas e chefs. Ele desempenhou papéis importantes na Universidade de Yale, incluindo Diretor do Programa de Pós-Graduação Interdepartamental em Neurociência.

Você tem fome de quê?

Gordon Shepherd deixou um legado duradouro no campo da neurociência e da gastronomia, destacando a importância da compreensão do sabor para nossa saúde e bem-estar. Sua obra continua a inspirar uma nova geração de cientistas, chefs e entusiastas da culinária, mostrando o poder da interdisciplinaridade na busca do conhecimento.

Fontes:

  1. Nature
  2. Yale School of Medicine

Talvez te interesse ler também:

Umami: Tudo sobre o 5° Sabor do paladar Humano

Confort Food: Aquela Comida que Alimenta a Alma

Estresse pode aumentar vontade de comer “porcaria”, de acordo com estudo 

Cientistas descobrem mensagens secretas entre cérebro e gordura

12 Estratégias eficazes para driblar a vontade de comer doce

O que significa sonhar com comida?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...