12 Estratégias eficazes para driblar a vontade de comer doce


A vontade de comer doce é um grande desafio para muita gente que quer emagrecer, colocando em cheque a determinação de manter uma alimentação equilibrada para ter um peso saudável. Apesar de ser difícil conter a vontade de doce (e guloseimas em geral), com estratégias inteligentes é possível driblar o desejo por açúcar e abraçar escolhas alimentares mais saudáveis. Confira algumas dicas que te ajudarão a alcançar a promessa de emagrecer no Ano Novo.

Hidratação Inteligente

Muitas vezes, a sede é confundida com desejos alimentares. Ao sentir aquela ânsia por doces, experimente tomar um copo grande de água. Surpreendentemente, o corpo pode estar apenas desidratado, e a vontade por doces pode desaparecer.

Equilibrando o Estresse

O estresse pode intensificar os desejos por doces, especialmente em momentos de tensão e amargura (para adoçar a vida). Encontrar maneiras de reduzir o estresse, como meditar, ver um filme, ter um hobby, etc, pode contribuir para escolhas alimentares mais equilibradas.

Doce Sono Noturno

A privação de sono desregula os hormônios relacionados ao apetite, aumentando os desejos por doces. Uma boa noite de sono é uma ferramenta poderosa para manter a regulação do apetite e resistir às tentações açucaradas.

Fuja da Fome Extrema

A fome intensa é um gatilho para os desejos incontrolados. Evitar longos períodos de jejum e ter merendinhas saudáveis à disposição ajudam a evitar que o desejo por doces se manifeste de maneira voraz.

Evite Fazer Compras com Fome

Supermercados são armadilhas para quem está com fome ou deseja doces. Ir às compras depois de uma refeição ajuda a reduzir a tentação e evita compras impulsivas de alimentos não saudáveis.

A Força das Proteínas

Enriquecer a dieta com proteínas não apenas reduz o apetite, mas também doma os desejos por doces. Incorporar uma quantidade adequada de proteínas nas refeições pode ajudar a se sentir saciado por mais tempo, diminuindo a tentação por guloseimas.

Distanciamento Estratégico

Quando o desejo por doces surge, tente se afastar mentalmente. Uma rápida caminhada ou uma mudança de ambiente podem desviar a mente da ânsia por açúcar. Distanciar-se do desejo oferece espaço para avaliar e resistir à tentação.

Planejamento Nutricional

A incerteza e a espontaneidade podem contribuir para desejos incontroláveis. Planejar as refeições com antecedência elimina a incerteza, tornando mais fácil manter escolhas alimentares saudáveis e resistir aos doces impulsivamente.

Experimente Extrato de Espinafre

Incorporar extrato de espinafre na dieta pode ser uma estratégia inovadora. Estudos mostram que esse suplemento pode reduzir o apetite e os desejos por várias horas, oferecendo um suporte adicional para quem busca opções mais saudáveis.

Alimentação Adequada

Refeições equilibradas garantem que o corpo obtenha os nutrientes necessários, prevenindo desejos por doces causados pela fome ou falta de nutrientes. Escolher alimentos saudáveis, como grãos integrais, frutas, nozes e vegetais, para lanches entre as refeições é uma prática saudável.

Substituições saudáveis

Se o desejo por doce for enorme, você pode escolher alimentos doces mas saudáveis, como por exemplo uva-passa, mel, chocolate amargo, entre tantas outras opções:

Consciência à Mesa

A prática da alimentação consciente envolve estar presente durante as refeições, escolhendo conscientemente as respostas aos desejos. Mastigar lentamente e evitar distrações, como TV ou celular, são práticas que promovem escolhas alimentares mais saudáveis.

Driblar o desejos por doce requer estratégias inteligentes, autoconhecimento e determinação. Ao implementar essas táticas, é possível transformar a luta diária em uma jornada bem-sucedida em direção a uma alimentação equilibrada e sustentável.

Vamos tentar?

Fonte: Healthline

Talvez te interesse ler também:

Será que você come muito açúcar? Descubra observando alguns sinais

Você é o que Você Come? Minissérie da Netflix Responde

Brasil despreza alimentos nativos, supernutritivos e econômicos, favorecendo indústria alimentícia estrangeira

Após as festas: Encontre Equilíbrio com a Dieta Detox de 5 Dias




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...