Confort Food: Aquela Comida que Alimenta a Alma


Já ouviram falar de Confort Food? Pois é! Este é um novo conceito que remete à comida ligada às lembranças, sejam estas da infância, de um momento especial ou de uma ocasião específica.

O termo também remete ao sabor familiar, ao gosto de uma época de nossas vidas (como o da vida de estudante, ou o da vida em um país que moramos um dia). Enfim, é a comida da saudade, aquela comida que nos dão a sensação de “alma alimentada”.

Literalmente traduzindo, falamos de “Comida Confortável”.

O termo teria surgido pelo menos em 1966 quando um jornal norte-americano, o Palm Beach Post o utilizou no artigo “Adults, when under severe emotional stress, turn to what could be called ‘comfort food'”.

O artigo contava sobre o fato de algumas pessoas usarem a comida como um mecanismo de combate ao estresse e aos sentimentos negativos.

É o bolo da vovó, a sopa da mamãe, o leite quente com café, enfim, a comida que, para cada um de nós, representa este estado de conforto.

Confort Food é esse alimento, esse prato, que alivia a alma e o corpo, um prato que, depois de um dia de trabalho, ou de um dia agitado, tem o poder de nos fazer sentir protegidos, mimados e satisfeitos. Um alimento que satisfaz uma necessidade tanto física quanto, sobretudo, emocional.

Quais são os alimentos Confort Food?

Cada um nós tem os seus próprios alimentos que confortam. Não há uma comida de conforto igual para todos, cada um de nós confia suas fraquezas e compensa suas falhas em um prato particular, porque este estaria ligado às sensações e às memórias muito pessoais, que poderiam ser identificadas apenas em algumas receitas.

Claro que tem a questão da nacionalidade também. No Brasil, por exemplo, a feijoada ou o doce de leite mineiro pode ser tão reconfortante quanto a lasanha ou o tiramisu da Itália ou então, o missoshiro, o tempura ou o mochi do Japão.

Se fazem bem, ok!

Já reparou que determinados alimentos te fazem bem, ainda que, teoricamente, poderiam fazer mal? Ou porque são demasiado calóricos, ou porque cheios de carboidratos ou porque muito gordurosos? Não importa! Se te fazem bem, ninguém pode saber, nem sentir por você.

Delicie-se do teu Confort Food sem peso na consciência. Sempre com moderação, é claro! Estudos comprovam que, apesar de seus benefícios, tais alimentos podem estar ligados à epidemia de obesidade nos Estados Unidos.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...