Como Diminuir a Exposição aos PFAS e BPA na Alimentação


Os PFAS (produtos per- e polifluoroalquil) e o BPA (bisfenol A) são compostos químicos amplamente utilizados em uma variedade de produtos, desde panelas antiaderentes até embalagens de pipoca e até mesmo em certos alimentos. Embora seja impossível evitar completamente essas substâncias, especialistas propõem alguns conselhos sobre como limitar nossa exposição a elas. Fique por dentro!

©Helinton Fantin/Unsplash

©Helinton Fantin/Unsplash

Nos últimos anos, os PFAS e o BPA têm gerado preocupações crescentes entre pesquisadores e consumidores. Os PFAS são uma vasta família de produtos químicos com propriedades únicas de resistência a manchas, óleo e água, presentes em uma ampla variedade de produtos. Estima-se que existam mais de 15 mil compostos diferentes, e quase todos nós temos esses produtos químicos em nossos corpos. Os efeitos na saúde humana ainda são incertos, mas estudos em animais indicam que os PFAS podem afetar a reprodução, a função da tireoide, o sistema imunológico e danificar o fígado.

Por outro lado, o BPA vem de uma classe diferente de produtos químicos, usado na fabricação de plásticos rígidos e revestimentos de latas de alimentos. Assim como os PFAS, os efeitos do BPA na saúde ainda são desconhecidos, mas estudos sugerem que pode interferir no sistema reprodutivo e aumentar o risco de câncer de mama e problemas de fertilidade.

Saiba mais: 

Como diminuir a exposição aos PFAS e BPA?

Como podemos reduzir nossa exposição a esses compostos químicos preocupantes?

  1. Escolha a Panela Certa: Em vez de panelas e frigideiras antiaderentes, considere utilizar opções de cerâmica, aço inoxidável ou ferro fundido, que não liberam PFAS quando aquecidos.
  2. Evite Embalagens Plásticas e de Papelão: Opte por alimentos frescos sempre que possível e evite embalagens plásticas e de papelão, que podem conter BPA. Prefira recipientes de vidro ou aço inoxidável para armazenar alimentos.
  3. Atenção aos Produtos “Livres de BPA”: Infelizmente, nem sempre as etiquetas são de grande ajuda. Produtos livres de BPA podem conter outras substancias similares (como BPS); e as livres de PFOA podem conter outros tipos de PFAS.
  4. Atenção às Alternativas Sustentáveis: Da mesma forma, produtos e embalagens biodegradáveis e compostáveis nem sempre são melhores. Canudos e embalagens biodegradáveis também podem conter PFAS e BPA como indicou um recente estudo.
  5. Reduza o Uso de Produtos Processados: Alimentos processados e enlatados tendem a conter mais BPA devido ao revestimento das latas. Opte por alimentos frescos e caseiros para reduzir a exposição a esse composto.
  6. Fique Informado: Mantenha-se atualizado sobre os riscos associados aos PFAS e ao BPA e procure produtos e empresas que estejam comprometidos com a redução dessas substâncias em seus produtos.

Embora seja difícil evitar completamente a exposição aos PFAS e ao BPA em nossa vida diária, seguir essas dicas pode ajudar a minimizar os riscos à saúde e contribuir para um estilo de vida mais saudável e sustentável.

Fonte: National Geographic

Talvez te interesse ler também:

1 Arranhão nessa panela é o suficiente para colocar a saúde em risco

Obesogênicos: quais são as toxinas ambientais que engordam

POPs: as substâncias tóxicas que permanecem por décadas em nosso corpo

Perigo oculto: a contaminação química por plástico no ambiente

Perigo: estamos muito mais expostos ao bisfenol A do que pensamos

Chá em saquinho nunca mais: contém plástico e PFAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...