Salmão impróprio para consumo humano vendido pela Noruega


Um novo escândalo na indústria do salmão norueguês, um alimento bastante questionável por causa da artificialidade das suas condições de produção e comércio. Agora, descobriu-se a exportação de salmão impróprio para o consumo humano. Acompanhe essa história.

©Colin Czerwinski/Unsplash

Recentemente, veio à tona um escândalo na indústria norueguesa do salmão, envolvendo a venda de peixe congelado não adequado para consumo humano. O caso começou a ser investigado internamente pela Måsøval, uma grande produtora de salmão que adquiriu 65% das ações da empresa Pure Norwegian Salmon (PNS), que lhe presta principalmente serviços de transformação primária.

A investigação revelou que a PNS permitiu que certos clientes comprassem salmão congelado que não estava de acordo com as regulamentações norueguesas de segurança alimentar, pois incluía peixes mortos, peixes de chão e peixes sexualmente maduros. A venda dessas categorias é ilegal e em vez de terem sido descartadas ou passarem por processamento secundário, acabaram sendo vendidas a compradores que estavam cientes da inadequação do produto.

Essa prática, aparentemente, vinha ocorrendo há alguns anos, mesmo antes da aquisição pela Måsøval. Após a descoberta das irregularidades, a Måsøval tomou medidas imediatas, interrompendo completamente as atividades irregulares, recolhendo os produtos afetados e selando o armazenamento do salmão congelado.

Uma investigação independente foi conduzida pela empresa de auditoria EY, e a Autoridade Norueguesa para a Segurança Alimentar (Mattilsynet) foi informada e colaborou durante todo o processo. Os resultados da investigação revelaram que as vendas de peixe impróprio para consumo humano representaram uma pequena porcentagem do volume total de pescado e do faturamento do PNS nos últimos três anos.

Apesar da gravidade do caso, não há evidências de que os produtos comercializados irregularmente tenham impactado a saúde das pessoas. A Måsøval enfatizou que não obteve lucro com essas atividades e pediu um reforço nos controles do setor pesqueiro para evitar incidentes similares no futuro. O Presidente do Conselho de Administração da Måsøval, Helge Kvalvik, e o CEO interino da PNS, Remy Strømskag, expressaram sua decepção com a situação e afirmaram que estão trabalhando para garantir que tais problemas não voltem a acontecer.

Salmão nunca mais

O caso até chega a parecer pensado para promover uma boa imagem à Måsøval, mas a verdade é que há motivos de sobra para não comprar salmão. Esses peixes na natureza têm uma vida incrível mas o salmão que chega ao supermercado é produzido em grande escala em condições degradantes. Saiba mais nos links abaixo.

Fontes:

  1. Il Salvagente, revista especializada em testes laboratoriais contra fraudes de consumo.
  2. Food Safety News

Talvez te interesse ler também:

A Argentina é o primeiro país do mundo a proibir a criação de salmão

Escócia vai plantar 1 milhão de árvores para salvar salmões

A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos

Kani Kama: o que é, do que é feito e porque você NÃO deve comer




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...