Yoga Restaurativo: contra o estresse e a agitação da vida moderna


Quem faz ou conhece o Yoga, sabe que essa prática milenar oriental promove o equilíbrio entre corpo, mente e emoções e, ainda, restaura nossa energia, beneficiando nossa saúde como um todo. Hoje você vai conhecer uma outra modalidade de Yoga, o restaurativo.

A partir do Yoga milenar foram surgindo várias modalidades dessa prática, uma delas é o Método Restaurativo, inspirado e baseado no Yoga tradicional, porém, se atendo mais às posições deitadas e de relaxamento dessa prática com o objetivo de melhorar nossa qualidade de vida e proporcionar momentos de reequilíbrio e tranquilidade para lidar melhor com o estresse e a agitação da vida moderna.

Através da prática do Yoga Restaurativo em nosso dia a dia é possível viver com calma, pausas, descanso, reflexão, atenção plena, paz, empatia, melhor utilização de tempo, contato com a Natureza, equilíbrio entre pensamento e ação, enfim, melhor cuidado com o corpo.

Afinal, quando estamos tensos, nosso corpo se enrijece e um corpo enrijecido por muito tempo, torna-se doente e com isso vêm as dores nos ossos e falta de flexibilidade muscular, por isso, o Yoga Restaurativo é tão importante seja para a saúde que para nos ajudar a relaxar e renovar nossas energias.

A história do Método Restaurativo no Yoga

O Método Restaurativo foi idealizado e vem sendo difundido pela jornalista e psicóloga Miila Derzett, com a finalidade de contribuir com o relaxamento do corpo e mente. Miila Derzett é a primeira professora da América Latina que estudou com a norte-americana Judith Hanson Lasater.

De forma pioneira, Miila Derzett trouxe ao Brasil, o método da prática do Yoga com o uso dos acessórios, conforme ensinado pela professora Hanson Lasater.

Neste método são utilizadas posturas do Yoga Relax n Renew e Advanced Therapeutics (Yoga Relaxe e Renove e Terapêuticas Avançadas) ensinadas por Judith Hanson Lasater – Ph D em NY e Londres adicionando à estas fatores e acessórios que estimulam a resposta do relaxamento e materiais que funcionam como forma de tranquilizar o emocional.

A aplicação do Método Restaurativo é fundamentado em quatro colunas: Tempo, Toque, Afetividade e Diálogos.

Em um trecho do livro “Super Descanso” de Miila Derzett projeta-se a finalidade do Método Restaurativo:

“Com seus estágios de relaxamento – físico (muscular esquelético), diminuição das ações do tálamo e menor informação sensorial e finalmente um estado alternativo de consciência ou estado místico – estar em contato com um mundo que não esse externo, material, vem se estruturando cada dia com maior profundidade e inclusão de outros campos interdisciplinares.”

Como resultado da vivência, do estudo e da prática de Miila Derzett, surgiu o Método Restaurativo divulgado e ensinado através de livros, vídeos, aulas, práticas e palestras educacionais priorizando a qualidade de vida, tendo como base o Budismo, Yoga Tradicional, Ciência Biomédica e sendo aplicados como Yoga Restaurativa, 

Miila Derzett desenvolve e experiencia esse método há 10 anos no Brasil.

Nesse método de relaxamento físico, mental e espiritual, além das posturas deitadas do Yoga, são utilizados acessórios como cobertores, almofadas, e óleos essenciais, entre outros. O método visa combater doenças e distúrbios no corpo físico e mente através da prevenção, como forma de autocuidado e autocura.

Faça Yoga Restaurativo em casa

A terapeuta Miila Derzett ensina técnicas de relaxamento para desacelerar o corpo e a mente e superar o estresse, através da criação de um ambiente tranquilo e propício para meditar e relaxar em seu tempo e espaço. Faça você mesma em casa, seguindo os vídeos abaixo.

Neste vídeo a professora Miila Derzett dá uma aula misturando a prática de uma postura do Yoga, que é a Savasana ou Postura do Cadáver, que representa o Momento de Entrega Absoluta, com o uso de acessórios para promover relaxamento.

Essa prática consiste em deitar de costas sobre um tapete de Yoga ou esteira e colocar os joelhos elevados sobre uma elevação.

Para fazer essa prática serão necessários um óleo essencial para aromaterapia; mantas; bolster (apoio ou suporte acolchoado), se não tiver utilize um travesseiro grande; eye pillow (travesseiro de olho ou tampa olho). Caso não tenha cubra os olhos com um tecido.

Aperte o PAUSE: Pare, Deite, Respire…

Como visto, nós mesmo podemos promover nossa autocura e restauração, basta parar, deitar, fechar os olhos, acalmar a respiração, desacelerar a mente, acalmar as emoções, acalentar, aquecer e confortar o corpo.

Para saber quando é o momento de dar essa pausa é necessário prestar atenção às reações do corpo e ao nosso comportamento e quando se fizer necessário dar uma parada, podendo se valer do Yoga Restaurativo. Assim podemos prevenir o desgaste de nossa mente e e o colapso de nosso corpo, devido às situações estressantes e às demanda do dia a dia.

Talvez te interesse ler também:

O PODER DA YOGA: OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA CORPO, MENTE E ALMA!

15 REGRAS QUE TODO AMANTE DE YOGA DEVERIA SEGUIR

WOGA: O QUE É, PRA QUÊ SERVE E TODOS OS BENEFÍCIOS DA YOGA AQUÁTICA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...