/yoga/8354-yoga-restaurativo-contra-estresse

Yoga Restaurativo: contra o estresse e a agitação da vida moderna

  • atualizado: 
Yoga Restaurativo

Quem faz ou conhece o Yoga, sabe que essa prática milenar oriental promove o equilíbrio entre corpo, mente e emoções e, ainda, restaura nossa energia, beneficiando nossa saúde como um todo. Hoje você vai conhecer uma outra modalidade de Yoga, o restaurativo.

A partir do Yoga milenar foram surgindo várias modalidades dessa prática, uma delas é o Método Restaurativo, inspirado e baseado no Yoga tradicional, porém, se atendo mais às posições deitadas e de relaxamento dessa prática com o objetivo de melhorar nossa qualidade de vida e proporcionar momentos de reequilíbrio e tranquilidade para lidar melhor com o estresse e a agitação da vida moderna.

Através da prática do Yoga Restaurativo em nosso dia a dia é possível viver com calma, pausas, descanso, reflexão, atenção plena, paz, empatia, melhor utilização de tempo, contato com a Natureza, equilíbrio entre pensamento e ação, enfim, melhor cuidado com o corpo.

Afinal, quando estamos tensos, nosso corpo se enrijece e um corpo enrijecido por muito tempo, torna-se doente e com isso vêm as dores nos ossos e falta de flexibilidade muscular, por isso, o Yoga Restaurativo é tão importante seja para a saúde que para nos ajudar a relaxar e renovar nossas energias.

A história do Método Restaurativo no Yoga

O Método Restaurativo foi idealizado e vem sendo difundido pela jornalista e psicóloga Miila Derzett, com a finalidade de contribuir com o relaxamento do corpo e mente. Miila Derzett é a primeira professora da América Latina que estudou com a norte-americana Judith Hanson Lasater.

De forma pioneira, Miila Derzett trouxe ao Brasil, o método da prática do Yoga com o uso dos acessórios, conforme ensinado pela professora Hanson Lasater.

Neste método são utilizadas posturas do Yoga Relax n Renew e Advanced Therapeutics (Yoga Relaxe e Renove e Terapêuticas Avançadas) ensinadas por Judith Hanson Lasater - Ph D em NY e Londres adicionando à estas fatores e acessórios que estimulam a resposta do relaxamento e materiais que funcionam como forma de tranquilizar o emocional.

A aplicação do Método Restaurativo é fundamentado em quatro colunas: Tempo, Toque, Afetividade e Diálogos.

Em um trecho do livro "Super Descanso" de Miila Derzett projeta-se a finalidade do Método Restaurativo:

"Com seus estágios de relaxamento - físico (muscular esquelético), diminuição das ações do tálamo e menor informação sensorial e finalmente um estado alternativo de consciência ou estado místico - estar em contato com um mundo que não esse externo, material, vem se estruturando cada dia com maior profundidade e inclusão de outros campos interdisciplinares."

Como resultado da vivência, do estudo e da prática de Miila Derzett, surgiu o Método Restaurativo divulgado e ensinado através de livros, vídeos, aulas, práticas e palestras educacionais priorizando a qualidade de vida, tendo como base o Budismo, Yoga Tradicional, Ciência Biomédica e sendo aplicados como Yoga Restaurativa, 

Miila Derzett desenvolve e experiencia esse método há 10 anos no Brasil.

Nesse método de relaxamento físico, mental e espiritual, além das posturas deitadas do Yoga, são utilizados acessórios como cobertores, almofadas, e óleos essenciais, entre outros. O método visa combater doenças e distúrbios no corpo físico e mente através da prevenção, como forma de autocuidado e autocura.

Faça Yoga Restaurativo em casa

A terapeuta Miila Derzett ensina técnicas de relaxamento para desacelerar o corpo e a mente e superar o estresse, através da criação de um ambiente tranquilo e propício para meditar e relaxar em seu tempo e espaço. Faça você mesma em casa, seguindo os vídeos abaixo.

Neste vídeo a professora Miila Derzett dá uma aula misturando a prática de uma postura do Yoga, que é a Savasana ou Postura do Cadáver, que representa o Momento de Entrega Absoluta, com o uso de acessórios para promover relaxamento.

Essa prática consiste em deitar de costas sobre um tapete de Yoga ou esteira e colocar os joelhos elevados sobre uma elevação.

Para fazer essa prática serão necessários um óleo essencial para aromaterapia; mantas; bolster (apoio ou suporte acolchoado), se não tiver utilize um travesseiro grande; eye pillow (travesseiro de olho ou tampa olho). Caso não tenha cubra os olhos com um tecido.

Aperte o PAUSE: Pare, Deite, Respire...

Como visto, nós mesmo podemos promover nossa autocura e restauração, basta parar, deitar, fechar os olhos, acalmar a respiração, desacelerar a mente, acalmar as emoções, acalentar, aquecer e confortar o corpo.

Para saber quando é o momento de dar essa pausa é necessário prestar atenção às reações do corpo e ao nosso comportamento e quando se fizer necessário dar uma parada, podendo se valer do Yoga Restaurativo. Assim podemos prevenir o desgaste de nossa mente e e o colapso de nosso corpo, devido às situações estressantes e às demanda do dia a dia.

Talvez te interesse ler também:

O PODER DA YOGA: OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA CORPO, MENTE E ALMA!

15 REGRAS QUE TODO AMANTE DE YOGA DEVERIA SEGUIR

WOGA: O QUE É, PRA QUÊ SERVE E TODOS OS BENEFÍCIOS DA YOGA AQUÁTICA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!