21 de Junho é Dia Internacional da Yoga


Hoje, 21 de junho, é o Dia Internacional Yoga, um dia dedicado a esta prática milenar. Como todos os anos, não é coincidência que a chegada do verão no hemisfério norte coincida com essa celebração.

193 países participarão desta data festiva. Uma iniciativa promovida e desejada pelo premier indiano Narendra Modi e anunciada oficialmente em 2014 pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Um dos movimentos diplomáticos mais astutos de Modi foi pedir à ONU um dia oficial para celebrar a Yoga como uma prática que promove o bem-estar e o progresso em nível global.

“Eu ofereço meus sinceros desejos aos praticantes de Yoga em todo o mundo por ocasião do Dia Internacional do Yoga. Em nossos dias, podemos ver que, assim como o yoga conecta o corpo, mente, intelecto e alma do indivíduo, está criando cada vez mais uma conexão entre todos os povos do mundo inteiro. Todo mundo quer viver uma vida sem dor e doença, uma vida cheia de felicidade e a Yoga é a única maneira de alcançar esses objetivos, é um meio para experimentar e viver uma vida holística em plena harmonia. Yoga não é apenas exercício ou aptidão, a Yoga está melhorando o estilo de vida, é a redescoberta do senso de unidade e harmonia consigo mesmo, com o mundo e a natureza. A Yoga é um símbolo da riqueza cultural da Índia, um dos mais preciosos presentes que os antigos sábios indianos deram a toda a humanidade” são estas as palavras de Modi.

Os Objetivos do Dia Internacional da Yoga

Os objetivos deste dia não têm a ver apenas com a Yoga em senso estrito, mas envolvem relações físicas, psicológicas, humanas, aquelas com a Natureza e a luta contra as mudanças climáticas.

Resumindo, são objetivos desta data:

  • Reunir o maior número de nações possível na prática comum da Yoga
  • Promover a não-violência e a amizade entre os povos
  • Levar a conhecimento de todos os efeitos da yoga para a saúde
  • Ajudar as pessoas a lutarem contra o estresse da vida moderna
  • Mudar positivamente o estilo de vida das pessoas, aumentando os níveis de bem-estar
  • Promover a prática da meditação
  • Valorizar e estimular o crescimento, desenvolvimento e disseminação de valores de paz em todo o mundo
  • Aumentar os padrões de saúde física e mental e promover o direito à saúde
  • Fortalecer os laços entre comunidades multiétnicas
  • Redescobrir um senso de união e harmonia com a natureza
  • Ser mais consciente das mudanças climáticas e contribuir para a saúde do planeta
international yoga day

Por que se celebra no dia 21 de junho, junto com o solstício de verão?

Uma escolha não à toa. Cientificamente, 21 de junho é o dia do Solstício de Verão no Hemisfério Norte, ou seja, o dia mais longo do ano para muitas nações do mundo, do Canadá ao Irã.

Na Índia é um dia muito importante porque para a mitologia indiana 21 de junho pode ser considerado como o nascimento da Ciência da Yoga: acredita-se que este dia tradicionalmente marca aquele em que Shiva, que não é visto como um deus, mas como Adi Yogi, o primeiro yogue, e Adi Guru, quem começou a transmitir a disciplina da Yoga para seus alunos e discípulos.

A importância do sol na Yoga também deve ser considerada.

GreenMe dedica uma seção especial à YOGA, que pode ser vista clicando aqui.

E um feliz Dia Internacional da Yoga para você.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...